Aguarde...

Crescimento em PMEs | 22/01/2014 11:35

Como bons exemplos ajudam sua empresa a crescer

Juliano Seabra, especialista em empreendedorismo, afirma que aprender com o exemplo de outros empreendedores é uma maneira fácil e de baixo custo

Editado por Camila Lam, de

Raul Junior/EXAME.com

Homem trabalha em frente ao computador

Como os exemplos ajudam a lidar com uma PME em crescimento?
Respondido por Juliano Seabra, especialista em empreendedorismo

Um dos maiores desafios de um jovem empreendedor ou de alguém que está começando seu negócio é encontrar o caminho das pedras dentro de um ambiente de negócios bastante desfavorável. A solidão da vida empresarial, somada ao fato de que estamos vivendo o primeiro grande ciclo de expansão da atividade empreendedora, faz com que as referências sobre “certo” e “errado” estejam ainda em construção.

Para agravar este quadro, apenas 9% da população adulta já se capacitou para tocar um negócio e as universidades não colocaram a educação empreendedora na ordem do dia. Por isso mesmo, aprender com o exemplo de empreendedores que estão na linha de frente é uma maneira fácil, de baixo custo e de maior efetividade.

A história de vida e as lições de gestão aprendidas com erros e acertos de outros empreendedores têm sido fartamente divulgadas na mídia especializada. Acreditamos que não existem receitas prontas e que uma sociedade em que conselhos possam ser trocados “de empreendedor para empreendedor” fortalece negócios, antecipa problemas e garante aprendizado na prática.

Ainda falta fortalecer a cultura de mentoria e de busca por informações: mais de 40% dos empreendedores não procuram ajuda para resolver seus problemas e a ideia de ter um outro empreendedor como mentor ainda é pouco difundida. O primeiro passo está nas mãos (ou nos pés) de cada empreendedor: descobrir quem são suas referências em seu setor e sua cidade, perguntando para essas pessoas como elas superaram situações profissionais e pessoais semelhantes.

É impressionante a quantidade de lições disponíveis ao alcance de um clique no mouse, de um e-mail bem escrito ou simplesmente uma ligação para o empreendedor da porta do lado. Basta dar um passo... Você, empreendedor, está disposto? Já acessou conhecimento, assistiu de maneira autônoma vídeos, leu artigos, conversou com outros empreendedores sobre seus problemas? A bola está com você!

Juliano Seabra é diretor geral da Endeavor Brasil.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados