Menos burocracia

São Paulo – Todos sabemos que a burocracia é uma das grandes inimigas do empreendedor brasileiro. Estruturas administrativas engessadas podem atrapalhar o seu negócio de diversas formas, e uma delas é o tempo que o empreendedor leva para conseguir abrir uma empresa.

Um levantamento feito pela Endeavor no ano passado mostra que o tempo de abertura de uma empresa pode variar muito. Existem pelo país municípios em que este processo leva menos de dois meses como Uberlândia (24 dias) e Belo Horizonte (44 dias). Em outros casos, no entanto, o processo leva quase um ano, como é o caso de Caxias do Sul (RS), com 304 dias. 

Com tantas discrepâncias entre municípios, é importante que o empreendedor avalie bem o local em que iniciará o seu negócio. Por isso, destacamos nesta galeria o tempo de abertura de uma empresa nas 32 cidades analisadas pela Endeavor. O levantamento leva em conta 22 capitais e 10 cidades do interior. Para selecionar os municípios analisados, a Endeavor considerou os locais com maior presença de empresas de alto crescimento .

Além do tempo de abertura, estão disponíveis dados sobre o tempo de regularização de um imóvel e a taxa de congestionamento dos tribunais locais. Todos esses dados compõem o Índice de Tempo de Processos (quanto maior o índice, melhor o ambiente para o empreendedor). 

Quer saber quanto tempo leva para abrir um negócio na sua cidade? Então navegue pelos slides acima e conheça os dados. Os municípios estão ordenados a partir do menor tempo de abertura. 

Tópicos: Burocracia, Empreendedores