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Gastronomia | 21/03/2012 15:35

Alex Atala lança marca para promover pequenos agricultores

A linha Retratos do Gosto pretende popularizar ingredientes regionais e fortalecer a produção local

LIGIA SKOWRONSKI

Chef Alex Atala

Chef Alex Atala: promoção dos produtos brasileiros

São Paulo – Um dos chefs mais badalados do mundo e único brasileiro entre os dez melhores do mundo, segundo a revista britânica Restaurant, Alex Atala agora se dedica também a promover a pequena produção local de ingredientes brasileiros. O chef fechou uma parceria com os empresários Gustavo Succi, Gabriela Borges e Maurício Rolim Amaro, da Mie Brasil, empresa que auxilia produtores de alimentos sustentáveis, para criar a Retratos do Gosto.

A linha terá produtos feitos no Brasil e que mostrem a essência dos ingredientes locais. O primeiro lançamento é o mini arroz, uma variedade feita pelo agricultor José Francisco Ruzene, no Vale do Paraíba. O produto será vendido em duas versões: 500 gramas e 1 quilo. Os próximos itens serão escolhidos por um time de chefs junto com Atala.

A ideia surgiu para ajudar a disseminar os produtos brasileiros que acabam ficando desconhecidos da gastronomia por conta da burocracia ou da falta de profissionalização do produtor. Com isso, esses itens ganham visibilidade no mercado e podem até passar a fazer parte do cardápio de outros restaurantes.

Atala é curador do projeto e dá sua aprovação aos ingredientes, que depois recebem o apoio da MIE Brasil. Este auxílio inclui uma gestão da marca, assim como a regularização e comercialização do produto. O chef abriu mão de sua remuneração no projeto e, assim, os produtores ficam com 25% do resultado das vendas para melhorar a lavoura e a região.

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