São Paulo – Começa nesta terça-feira em São Paulo a 9ª edição da Campus Party, um dos principais eventos de tecnologia e inovação do país. Em seis dias, a conferência espera receber 120 mil visitantes no pavilhão de exposições do Anhembi.

Com mais de 700 horas de atividades, a Campus Party traz discussões sobre temas como inovação, tecnologia, entretenimento, ciência, design, empreendedorismo startups. Só nestes últimos, o evento terá mais de 50 palestras.

Sendo assim, a Campus Party é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o universo empreendedor. Ficou interessado, mas não tem um ingresso para o evento? Relaxe. Todas as palestras serão transmitidas online. Para ver a programação completa, acesse o site.

Para ajudá-lo na tarefa de selecionar tanto conteúdo, separamos oito palestras que valem a pena (para acompanhá-las, basta clicar em “Assista ao vídeo”, na página da atividade):

10 dicas para tirar sua ideia do papel e criar uma startup de sucesso – 27/01, às 11h45

Nesta palestra, o empreendedor serial Felipe Matos, fundador da aceleradora Startup Farm, fala sobre os principais pontos que o empreendedor deve levar em conta para ter uma startup de sucesso. (Clique aqui para assistir.)

Em qual área devo empreender? Aliás, devo mesmo empreender!? – 27/01, às 17h30

A palestra vai tratar de perguntas comuns para quem deseja ter o próprio negócio, como “Vale mais a pena ter o próprio negócio ou um emprego tradicional?”, “Se eu for empreender, qual área escolho?” ou “Com quantos anos devo abrir um negócio?”. Quem vai tratar do tema é Thiago Carvalho, professor de empreendedorismo do Insper. (Clique aqui para assistir.) 

Perfil Empreendedor – 27/01, às 21h15

Tainá Borges Andrade, do Sebrae Nacional, fala sobre as características do comportamento empreendedor. (Clique aqui para assistir.)

Driblando a crise e transformando o mundo com negócios de impacto social – 28/01, às 11h45

O painel vai discutir o papel do empreendedorismo na solução de problemas sociais, em especial num cenário de crise. Para falar sobre o tema, estarão no palco Daniella Dolme, do Movimento Choice, Larissa Kroeff, cofundadora da Meucopo Eco, que tem contribuído para a redução do uso de copos descartáveis, e Daniel dos Santos Cardoso, fundador da startup socorre.me, focada em ajudar dependentes químicos a parar de usar drogas. O debate será mediado por André Spínola, do Sebrae. (Clique aqui para assistir.)

Empreendendo a partir do Vale do Silício – 28/01, às 22h

A palestra é voltada para quem quer empreender com tecnologia e ciência, e fala sobre os desafios deste setor. Para debater o tema, estarão no palco Elton Miranda, empreendedor no mercado digital há 15 anos, Mike Ajnsztajn, empreendedor serial e investidor-anjo, co-fundador da Aceleratech, e Gabriel Senra, fundador da startup Linte. (Clique aqui para assistir.)

Minha startup cresceu, e agora? Dicas de gestão de equipes de alta performance – 29/01, às 10h30

A palestra vai falar sobre uma questão fundamental em qualquer empresa: a gestão de pessoas. Quem vai tratar do tema é o especialista Adrianno Lisboa de Azevedo. (Clique aqui para assistir.)

Já passou da hora do seu negócio ter uma comunidade. Saiba o motivo! – 29/01, às 11h45

Quer que o seu negócio tenha sucesso? Então busque formar uma comunidade, e não apenas um grupo de clientes. Quem vai tratar deste tema é Rosi, Rodrigues, empreendedora, Andre Hotta, gerente dos programas de comunidades da Techstars, Juliana Lima, mentora de startups, e Newton Mota, coordenador de comunidades. (Clique aqui para assistir.)

O fator decisivo do empreendedor hoje e amanhã – 29/01, às 21h15

Nesta palestra, Christian Barbosa, um dos maiores especialistas em gerenciamento de tempo do país, vai falar sobre produtividade e gestão do tempo para empreendedores. (Clique aqui para assistir.)

Tópicos: Campus Party, Empreendedorismo, Pequenas empresas, Empreendedores, Inovação, Startups