Acessórios e calçados

Alavancado pelas várias marcas de bijuterias, o setor de acessórios foi o segundo que mais cresceu no último ano, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF). Surgiram 16,5% mais redes e o número de novas unidades abertas passou de 3302 a 4178. “É um segmento que vai continuar a crescer por causa dos movimentos das indústrias em busca de canais diretos do consumidores”, diz Claudia Bittencourt, da Bittencourt Consultoria. Entre as marcas de destaque estão Havaianas (foto), Chilli Beans e Morana.

Para o Batista Gigliotti, da Fran Systems, uma boa aposta são as redes que trabalham com a classe C, principalmente em cidades de médio e pequeno porte. Outro dica é buscar também franqueadores que são produtores das peças. “Nesses casos, a margem de lucro do franqueado é diferenciada”, diz a sócia diretora da Franchise Store, Filomena Garcia.

Tópicos: Acessórios, Agências de turismo, Empreendedores, Franquias, Roupas