4 desafios das mulheres empreendedoras
Respondido por Ana Fontes, especialista em empreendedorismo feminino

Estamos vivendo um momento que talvez seja considerado o marco de um movimento de mulheres e mães empreendedoras no futuro. Hoje, no Brasil, cerca de 45% dos pequenos negócios são administrados por mulheres e elas querem mais. A cada dia, cerca de 40 novas mulheres passam a integrar a rede Mulher Empreendedora que hoje já conta com mais de 55 mil envolvidas.

O empreendedorismo virou um assunto muito frequente, discute-se muito o quanto o empreendedorismo pode mudar o mundo e como mulheres empreendedoras podem ser os canais desta grande mudança. De fato nós, mulheres e mães, estamos empreendendo mais, seja para escapar do ambiente árido do mundo corporativo, buscar flexibilidade ou ter uma causa para defender.

Mas nem tudo são flores, alguns desafios que nós empreendedoras devemos levar em consideração nesta nossa jornada.

• Encontrar de fato uma oportunidade de negócio é um grande desafio. Queremos empreender naquilo que gostamos, mas precisamos achar oportunidade, caso contrário teremos negócios de sobrevivência e isto não cria um círculo virtuoso para as empresas.

• Outro desafio é superar nossa vontade enorme de dominar tudo que acontece a nossa volta. Impossível quando você precisa fazer gestão do negócio. Delegar é o nome do jogo.

• Foco no que é importante e não só no que é urgente é outro grande desafio. O dia a dia nos consome e a quantidade de tarefas é tamanha que muitas vezes não conseguimos dar conta de tudo. Para isto, o importante é focar no que significa de fato o seu negócio, lembrando que uma empresa sobrevive sem muita coisa, mas não sobrevive sem vender.

• O último grande desafio que também está intimamente ligado à questão do tempo. É a participação em eventos de networking. A mulher brasileira é uma das que menos faz networking, segundo a pesquisa GEM, e o networking é essencial para qualquer pessoa e mais ainda para empreendedores que dependem de apoio para desenvolver seus negócios. 

Ana Fontes é fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do NATHEIA.

Tópicos: Dicas de Empreendedorismo , Dicas para seu negócio, Empreendedores, Empreendedorismo, Pequenas empresas, Mulheres