São Paulo – Quem tem um negócio não pode deixar de reinventar tanto sua empresa quanto a si mesmo. Um dos melhores caminhos para a inovação é buscar novos conhecimentos. Por isso, EXAME.com separou alguns compromissos que todo empreendedor deve marcar na sua agenda de março – seja pelo prazo de inscrição ou pela própria atividade.

Esse é o mês das mulheres, e há várias atividades voltadas às empreendedoras. Porém, também vemos congressos, cursos, encontros, eventos e workshops para outros públicos. Alguns, inclusive, são gratuitos.

Confira, a seguir, algumas atividades voltadas especialmente para empreendedores que acontecem no próximo mês:

1. 1º Aniversário Empreender Mulher
Inscrições:
 até a véspera do evento, pelo site
Custo: de 20 reais até 50 reais
Data da atividade: 5 de março
Onde: São Paulo

O evento, organizado pelo movimento Empreender Mulher, terá palestras e histórias inspiradoras. Alguns dos temas trabalhados serão “A importância do empreendedorismo feminino”, “Como Empreender no YouTube” e “Empreenda seus Sonhos”. Entre as palestrantes estão Ana Fontes, idealizadora da Rede Mulher Empreendedora, e Edna e Lucy Onodera (da rede de mesmo nome).

2. A Arte de fazer acontecer: como cortar o blábláblá e conquistar resultados extraordinários
Inscrições:
 até 28 de março, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 30 de março
Onde: online

A Sage, empresa que oferece sistemas de pagamento e contabilidade, promove uma palestra online e gratuita sobre como atuar com foco em resultados concretos. Quem ministrará o webminário é o consultor e empresário Allan Costa.

3. Amcham Business Day
Inscrições:
 até a véspera, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 23 de março
Onde: São Paulo
 

O evento, organizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) de Campinas, é a maior feira de negócios e relacionamento empresarial da região. São esperados mais de mil executivos e empreendedores interessados em ampliar o contato comercial com parceiros, fornecedores e clientes.

4. Beautyhack L’Óreal Brasil
Inscrições:
 até 7 de março, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: de 18 até 20 de março
Onde: São Paulo

A L’Oréal está promovendo sua primeira maratona de hackers – o chamado “hackaton”. Os participantes serão desafiados a desenvolver aplicativos móveis para projetos estratégicos da empresa, a partir de quatro desafios propostos. Os quatro finalistas receberão viagens para o Vale do Silício, e o melhor entre esses receberá um investimento de 100 mil reais para sua produção final, com mentoria da L’Óreal.

5. Café com Conteúdo
Inscrições:
 até 1º de março, pelo e-mail cristianeantunes@thomascase.com.br  
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 5 de março
Onde: São Paulo

O Café com Conteúdo é um evento de networking organizado pela consultoria Thomas Case & Associados. A coach Cristiane Antunes irá conduzir o evento, ensinando como fazer contatos e extrair o melhor deles. Em sequência, os participantes podem colocar as dicas em prática. O público-alvo do evento é composto por executivos, gestores de recursos humanos e empreendedores.

6. Café com Empreendedoras
Inscrições:
 até a véspera, pelo site
Custo: contribuição opcional de 20 reais, 30 reais ou 50 reais
Data da atividade: 18 de março
Onde: São Paulo

O encontro, organizado pela Rede Mulher Empreendedora, tem uma edição especial por conta do mês das mulheres. O evento conta com palestras, painéis e outros conteúdos úteis. Também é uma chance de aumentar o networking e divulgar sua empresa, por meio do contato com outras empreendedoras.

7. Cloud Computing – Riscos e Resultados para o seu Negócio
Inscrições:
 até a véspera, pelo site ou pelo telefone (11) 9 7451 2266
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 8 de março
Onde: São Paulo

O evento, organizado pelo Grupo de Usuários de Aplicativos Oracle do Brasil (ORAUG-BR), pretende discutir as melhores práticas para a gestão dos negócios, a partir do uso das soluções promovidas por novas tecnologias – especialmente para a segurança da empresa usuária do produto. O encontro promove a troca de experiências entre empresas e parceiros que usam os sistemas Oracle, mas empreendedores que não estejam nesse grupo também podem participar.

8. Conexão Empresarial
Inscrições:
 até 8 de março, pelo site
Custo: 1 mil reais
Data da atividade: 15 de março
Onde: São Paulo

A conferência Conexão Empresarial está em sua terceira edição e promove apresentação de cases de sucesso, trocas de experiências e debates spbre inovação e empreendedorismo. O objetivo é compartilhar ideias e práticos que ajudem a renovar conceitos e estratégias dentro do meio empresarial.

9. Congresso E-Commerce Brasil de Vendas
Inscrições:
 até 3 de março, pelo site
Custo: 1.170 reais para varejistas e 1.670 para não-varejistas
Data da atividade: 9 e 10 de março
Onde: São Paulo

O Congresso E-Commerce Brasil Vendas 2016 reunirá 1.800 congressistas e 56 expositores em São Paulo. O visitante terá acesso a palestras, painéis, workshops técnicos, expositores, mentorias, confraternizações e networking. Entre os palestrantes confirmados estão empresas como Zappos, Unilever, Walmart, Netshoes, Ambev, Google, Magazine Luiza, Insper, Livraria Cultura, Sephora, eNext, Leroy Merlin Brasil e Salesforce.

10. Congresso Nacional de Desenvolvimento Empresarial e Negócios
Inscrições:
 até 13 de março, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: de 14 até 20 de março
Onde: São Paulo

O Conaden é um congresso online pelo qual empreendedores podem assistir palestras nos temas de gestão, estratégia, vendas, marketing, tecnologia, recursos humanos, legislação e finanças. A ideia é compartilhar práticas eficazes para quem busca tirar uma ideia do papel ou desenvolver e acelerar os resultados da sua empresa.

11. Design Thinking Experience
Inscrições:
 até 3 de março, pelo site
Custo: 1,8 mil reais, em até três vezes
Data da atividade: de 7 até 9 de março
Onde: Rio de Janeiro

No programa intensivo de três dias, organizado pela Escola Design Thinking, o empreendedor irá aprender a inovar na prática, seguindo a abordagem do Design Thinking. Essa metodologia acelera processos inovadores e transforma a maneira de resolver problemas, colocando as pessoas em primeiro lugar.

12. Design Thinking na Prática
Inscrições:
 até acabarem as vagas, pelo site
Custo: 860 reais
Data da atividade: 3, 10, 17 e 31 de março
Onde: São Paulo

O curso, organizado pela Fiap, foi idealizado para percorrer os conceitos e práticas do Design Thinking por meio da aplicação de um caso real. Os alunos serão convidados explorar possibilidades, projetar ideias e testá-las com futuros clientes. Além do aprendizado e do networking qualificado gerado no curso, os participantes receberão uma “caixa de ferramentas” para o Design Thinking e uma série de referências em mídias selecionadas para continuarem aprendendo e aplicando o DT na prática.

13. Empreendedorismo em Ação
Inscrições:
 até a véspera, pelo site
Custo: 3,580 mil reais, em até seis vezes
Data da atividade: de 7 de março até 6 de abril
Onde: São Paulo

Em parceria com a Endeavor, o Insper lançou o curso Empreendedorismo em Ação. O objetivo das aulas é desenvolver as habilidades necessárias para que os alunos se tornem empreendedores; o público-alvo são os interessados em conhecer e desenvolver uma visão empreendedora, em aprender a identificar oportunidades de negócios e em criar ou ampliar uma empresa.

14. Empreendedorismo para mães
Inscrições:
 até acabarem as vagas, pelo site
Custo: 410 reais
Data da atividade: 5, 12 e 19 de março
Onde: São Paulo

Muitas mulheres decidem empreender após terem filhos. O curso da Fiap é direcionado para esse público-alvo, que pensa na criação de um negócio próprio como um caminho interessante depois da gravidez. As aulas mesclam ferramentas de empreendedorismo com instrumentos para reflexão sobre o modelo pessoal de sucesso. As alunas terão orientação técnica sobre como identificar oportunidades, como tirar um negócio do papel e como construir uma proposta de valor clara e com diferenciais competitivos. Também irão discutir sobre diferentes caminhos empreendedores possíveis, inspirar-se com a trajetória de empreendedoras e refletir sobre o que se adequa às suas aspirações pessoais.

15. ENACT – Negócios do futuro
Inscrições:
 até 31 de março, pelo site ou pelo telefone (11) 3476-2500
Custo: 10 parcelas de 690 reais
Data da atividade: de 23 de maio até 18 de julho
Onde: São Paulo

Criado pela Escola Design Thinking, o curso é voltado para quem quer compreender as grandes tendências de negócios e, a partir disso, saber como atuar nesse cenário e criar novas empresas. Ao final das aulas e palestras, cada aluno sairá um modelo de negócio prototipado e testado, passando por uma banca de empreendedores, desenvolvedores, investidores e inovadores.

16. Encontro Negócios&Empreendedorismo: Mulheres Empreendedoras
Inscrições:
 até 21 de fevereiro, pelo site
Custo: de 10 reais até 50 reais
Data da atividade: 8 der março
Onde: São Paulo

O segundo Encontro Negócios&Empreendedorismo terá como tema as empreendedoras e é promovido pela empresa Rent a Bag. O objetivo é despertar o empoderamento e a vontade empreender nas mulheres, por meio de uma série de palestras no tema.

17. Encontro sobre Empreendedorismo Social
Inscrições:
 até a véspera, no Meet Up
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 8 de março
Onde: Distrito Federal

O encontro, organizado pelo Centro Universitário do Distrito Federal, terá debates e práticas com especialistas, estudantes e empreendedores sociais. O objetivo é estimular e ecossistema social-empreendedor em Brasília, em uma edição especial pelo Dia da Mulher.

18. Estratégias de Responsabilidade Social
Inscrições:
 até 7 de março, pelo site
Custo: 110 reais para sócios; 220 reais para não-sócios
Data da atividade: 10 de março
Onde: Rio de Janeiro

O debate, organizado pela Amcham Rio, pretende incentivar e capacitar empreendedores na área de responsabilidade social na gestão corporativa. Alguns temas abordados serão as transformações culturais, o desenvolvimento de lideranças e a construção de novas práticas de sustentabilidade.

19. Facebook para Negócios
Inscrições:
 até a véspera, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: 4 de março
Onde: São Paulo

O objetivo do curso do iPED é ensinar como funciona o Facebook para empresas e como empresas e profissionais liberais podem se beneficiar com a rede social. O aluno irá aprender o passo a passo de como criar uma fanpage, como gerenciá-la, como interagir com seu público, como produzir conteúdo de qualidade e muito mais.

20. Fórum de Pessoas 2016
Inscrições:
 até a véspera, pelo site
Custo: 70 reais para sócios e 150 reais para não-sócios
Data da atividade: 3 de março
Onde: Paraná

O encontro, organizado pela Amcham Curitiba, reúne executivos de recursos humanos e trará debates sobre desafios e tendências do gerencialmente de capital humano em um ano de incertezas econômicas e políticas.

21. Imagine Cup 2016
Inscrições:
 até 14 de março, pelo site
Custo: inscrição gratuita
Data da atividade: a final da competição será em 28 de abril
Onde: em todo o Brasil

A Imagine Cup, que está em sua 14ª edição, é uma competição criada pela Microsoft para reconhecer projetos tecnológicos que queiram beneficiar a sociedade. Podem participar estudantes com mais de 16 anos, indo até o mestrado. A final da competição será em Seattle, nos Estados Unidos. Os primeiros colocados em cada categoria receberão 50 mil dólares.

22. Imersão em Empreendedorismo – MIT Experience
Inscrições:
 até 4 de março, pelo site
Custo: 3,1 mil reais para alunos de universidades parceiras; 3,9 mil reais para empresas conveniadas; e 7,8 mil reais para outras condições
Data da atividade: de 7 até 11 de março
Onde: Rio de Janeiro

O Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) ministra o curso, que é voltado para jovens executivos. Usando a metodologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), eles irão montar empresas com um investimento inicial de 100 dólares (pela cotação atual, cerca de 400 reais). As aulas possuem a chancela da instituição. Os dois melhores grupos receberão 15 mil reais e incubação pelo IEG.

23. Os 4 P’s do Marketing – Os pilares para o sucesso do negócio
Inscrições:
 até acabarem as vagas, pelo site
Custo: 199 reais
Data da atividade: 1º de março
Onde: São Paulo

Com o que trabalho? Quanto custa? Onde vendo? Como divulgo? Com base no tradicional conceito dos 4 P's do Marketing, o workshop mostrará aos participantes como diagnosticar o estágio atual do seu negócio, com seus pontos fortes e fracos; como impulsioná-lo com ações de curto, médio e longo prazo; como obter os recursos necessários para realizar seus objetivos; e como se manter motivado e estabelecer parcerias vencedoras.

24. Para Ser Empreendedor: Um Passo a Passo
Inscrições:
 até acabarem as vagas, pelo site
Custo: 170 reais na inscrição e mais três parcelas de 170 reais
Data da atividade: 12/3, 19/3, 2/4 e 9/4
Onde: São Paulo

O curso, ministrado pelo especialista Paulo Lemos, é composto por quatro encontros. As aulas apresentam um roteiro para descobrir as competências necessárias para conhecer e praticar o empreendedorismo, saindo do encantamento iniciais das ideias inspiradoras e motivacionais.

25. Planejamento e Controle de Estoques na prática
Inscrições:
 até 7 de março, pelo site
Custo: 620 reais, em até três vezes
Data da atividade: 9 e 10 de março
Onde: São Paulo

O curso, ministrado pelo consultor Celso Luchezzi, pretende ensinar quais são os itens que você precisará manter em estoque; como saber o momento de comprar; como calcular a quantidade necessária para compra e custos de armazenagem; e como analisar os impactos que a falta de previsão de vendas causa no planejamento de estoques.

26. Protagonismo Criativo
Inscrições: Até 9 de março, pelo site
Custo: Não divulgado.
Data da atividade: Cinco meses de duração, a partir de 18/3
Onde: São Paulo

Promovido pela Polifonia, o curso visa ensinar empreendedores a desenvolverem seu potencial de serem líderes criativos, e com isso montarem boas equipes e desenharem um negócio de forma consistente.

27. Seminários Cidades Criativas PUC-Rio
Inscrições:
 até 29 de março, pelo site
Custo: 947 reais
Data da atividade: de 5 de abril até 9 de abril
Onde: Rio de Janeiro

O curso da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) tem o objetivo de oferecer um panorama de cidades como protagonistas de transformações e apresentar iniciativas, instituições e agentes locais que atuam na transformação dela, gerando oportunidade de negócios culturais envolvendo tecnologia, impacto social e inovação. Durantes os encontros, os palestrantes convidados apresentarão modelos e soluções ligadas à criatividade e aos conceitos de economia criativa e colaborativa, por exemplo.

28. Startup Weekend FinTech
Inscrições:
 até 17 de março, pelo site
Custo: 150 reais
Data da atividade: de 18 até 20 de março
Onde: São Paulo

O Startup Weekend FinTech está em sua segunda edição e pretende trazer mais inovações ao setor financeiro com tecnologia. Organizado pela Techstars, o evento promoverá 54 horas de empreendedorismo com equipes formadas por pessoas que querem inovar e apresentar soluções para esse setor.

29. Talk Show Mulheres Executivas: Liderança Feminina
Inscrições:
 até a véspera, pelo site
Custo: inscrição gratuita para sócios e 300 reais para não sócios
Data da atividade: 8 de março
Onde: São Paulo

Organizado pela Amcham Ribeirão Preto, o evento debate a importância da liderança feminina no fortalecimento dos negócios e contará com diversas palestrantes, como Ana Malvestio (sócia-líder de Diversidade da PwC) e Carolina Sandler (CEO do Finanças Femininas).

30. Verticalmoço
Inscrições:
 até a véspera, pelo site
Custo: 45 reais com almoço e gratuito sem o almoço
Data da atividade: 1º de março
Onde: Santa Catarina

O Verticalmoço é um evento organizado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). Após um almoço, haverá uma palestra sobre “O desafio da perpetualidade” dentro das empresas. A ideia é mostrar exemplos de negócios que conseguiram praticar a renovação constante para prolongar a vida útil dos seus produtos e serviços.

Tópicos: Cursos, Empreendedores, Empreendedorismo, Pequenas empresas, Eventos