Quais são os valores essenciais para quem quer inovar?
Respondido por Lourenço Bustani, especialista em inovação

De um lado da força estão os que não querem inovar, na maioria das vezes porque ainda permanecem apegados à previsibilidade e ao conforto de suas funções e resultados. Do outro estão os que querem. E como sempre foi, na história das transformações, fazer parte do nascimento de um novo paradigma requer valores sólidos e uma sensibilidade aguçada para se navegar na mudança.

1. Autenticidade
A autenticidade é uma das agradáveis consequências de se ter um propósito claro. Um norte bem traçado é o pilar que sustenta um inovador seguro, legítimo e verdadeiro, capaz de agir com liderança e agregar valor para o seu entorno.

2. Intuição
Apesar de um norte bem traçado, também é preciso saber ouvir os chamados certos. A intuição é mais que um valor, é um requisito básico para quem quer inovar. Fazer o novo multiplica as probabilidades de escolha, resposta, adaptação, e na correria do dia a dia a sintonia consigo mesmo e a serenidade na hora da decisão fazem a diferença.

3. Amor
Por fim, não poderia faltar a energia mais renovável do planeta, o amor. Há muita gente construindo, fazendo, tentando, inovando e lucrando, há décadas, sem a dose certa de carinho. O exercício de uma atividade comercial ou a criação de um produto ou serviço que irá impactar a vida de pessoas e suas famílias deve existir com a mesma simpatia de um abraço. Não vejo lógica na inovação que dispensa esse cuidado.

Lourenço Bustani é especialista em inovação e sócio-fundador da Mandalah Envie suas dúvidas com a palavra inovação no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br