São Paulo – Quem pensa em empreender pode começar participando de eventos sobre o assunto para conhecer histórias, fazer networking e se aprofundar em determinado mercado ou assunto. Em novembro, a agenda do empreendedor de EXAME.com está repleta de opções.

Acontece neste mês, por exemplo, a Semana Global de Empreendedorismo. Organizado pela Endeavor, o evento ocorre em várias cidades com dezenas de atividades simultâneas. Na próxima semana, São Paulo recebe a primeira edição da Conferência Nacional de Startups e Empreendedorismo (CASE 2014), organizada pela ABStartups. Veja os detalhes destes e outros eventos de novembro para empreendedores.

CASE 2014

A ABStartups promove nos dias 3 e 4 a primeira Conferência Nacional de Startups e Empreendedorismo (CASE 2014). O evento vai reunir startups, investidores e entidades de apoio ao setor no Centro de Exposições Fecomércio. Nomes como Matt Wise, da HelloWorld, Gabe Karp, da Detroit Venture Partners e Joshua Slayton, do AngelList, estarão presentes. As inscrições custam 300 reais no site oficial. 

ABF Expo Nordeste

Entre 4 e 7 de novembro, Recife recebe a quarta edição da ABF Franchising Expo Nordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco. Entre 16 e 22 horas, os empreendedores interessados em franquias podem conhecer marcas que querem expandir no Nordeste. 

7º Encontro de Empreendedores

A Amcham – São Paulo organiza o 7º Encontro de Empreendedores, no dia 4, a partir das 8 horas. Executivos de várias empresas vão contar suas histórias e os participantes poderão interagir e fazer networking. O evento é gratuito para sócios e custa 300 reais para não-sócios. 

Startup Pirates

Curitiba e Fortaleza recebem edições do Startup Pirates neste mês. O programa dura uma semana e o empreendedor fica totalmente envolvido no universo das startups. A edição de Fortaleza começa dia 5 e a de Curitiba, dia 8. Custa de 120 a 400 reais e a inscrição é feita pela internet. 

Seminário Social Good Brasil 2014

Florianópolis recebe um evento sobre economia colaborativa e empreendedorismo social nos dias 5 e 6. O Social Good Brasil é uma Iniciativa do Instituto Comunitário Grande Florianópolis e do Instituto Voluntários em Ação. Os participantes terão acesso a palestras de referências internacionais no tema, como Julian Ugarte, fundador do Socialab, plataforma de inovação aberta. As inscrições são feitas no site oficial e o ingresso para os dois dias custa 70 reais. 

Café com Empreendedoras

A Rede Mulher Empreendedora, em parceria com o Sebrae-SP, vai promover duas edições do Café com Empreendedoras, evento que reúne empresárias para networking. Em São Paulo, acontece no dia 7, às 9 horas. Pela primeira vez, haverá uma edição na região de Bauru, no dia 14.

Concurso Acelera Startup

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) organizou um concurso de startups que está com inscrições abertas até o dia 2. O Acelera Startup vai escolher 150 projetos para passar por uma fase de classificação e as melhores empresas vão fazer um pitch para investidores. A final acontece nos dias 12 e 13, em São Paulo. 

DemoDay Minas

No dia 13, Belo Horizonte recebe a segunda edição do DemoDay Minas, no Cine Theatro Brasil, no centro da capital. O evento reúne investidores, empreendedores e empresários e é uma iniciativa do SEED, programa mineiro para startups. Além dos pitches, o evento terá feira de negócios e palestras. As inscrições são abertas ao público, gratuitas e devem ser feitas no site oficial. 

IV Salão de Franquia

A consultoria de franquias DubNEt organiza a quarta edição do seu Salão de Franquias no dia 13, em São Paulo. O evento vai reunir 10 marcas em busca de novos franqueados, como Coxinha du Chef, Skill e VestCasa. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail salaodefranquia@dub.com.br

Semana Global do Empreendedorismo

O evento, organizado pela Endeavor, acontece oficialmente entre 17 e 30 de novembro, mas algumas atividades se estendem por todo o mês. São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Ponta Grossa e Erechim devem receber cursos, palestras e atividades, a maioria gratuita. No site oficial é possível acompanhar a agenda completa do evento. 

Startup Weekend 2014

Entre os dias 21, 22 e 23 deste mês, o Rio de Janeiro recebe o Startup Weekend, no Núcleo de Aceleração e Valorização da Estácio (NAVE). As inscrições custam 130 reais e os empreendedores terão a chance de desenvolver um negócio do zero em um final de semana. 

INOVE – Rio Outdoor

O Instituto Gênesis da PUC-Rio vai promover um curso gratuito para quem quer abrir uma empresa nas áreas de esporte, lazer e turismo. O INOVE – Rio Outdoor acontece nos dias 24, 25 e 27, das 19 às 22 horas. As inscrições estão abertas até o dia 19 e podem ser feitas pelo site.

Na medida: Gestão de pessoas

O Sebrae-SP organiza neste mês a segunda turma do curso “Na medida: Gestão de pessoas”. Com seis encontros de quatro horas cada, o curso vai ajudar pequenas empresas a desenvolverem processos de gestão de pessoas. As aulas acontecem a partir do dia 24 de novembro e custam 280 reais. Mais informações no telefone (11) 3832-5210.

Translators of Disruption

O curso organizado pela FLAGCX é uma imersão no universo da inovação. Empreendedores e profissionais de várias áreas discutem durante dois dias como inovar no processo de criação de novos modelos de negócios. Os encontros acontecem em São Paulo, nos dias 29 e 30, e custam 1760 reais. As inscrições são feitas no site oficial. 

Curso online em Negócios de Impacto Social

A Artemísia, incubadora de negócios sociais, está organizando uma turma para o curso online em Negócios de Impacto Social. As inscrições devem ser feitas até dia 30. O curso tem duração de quatro horas e investimento de 350 reais.

* Atualizada em 3/11, às 16h48

Tópicos: Eventos, Franquias, Pequenas empresas, Startups