Planos de negócio

São Paulo – Já está comprovado que empreendedores que planejam têm mais chances de ter sucesso. Para pequenas empresas, começar com um plano de negócios pode evitar prejuízos e surpresas desagradáveis. O planejamento, no entanto, leva tempo e dedicação.

No entanto, hoje, muitos especialistas defendem o fim do plano de negócios. Em especial para startups, a sugestão é elaborar um Business Model Canvas. “Estamos combatendo plano de negócios por não representarem um ambiente inovador. Nossa abordagem é a dos modelos de negócios, mais ágeis e destinados a testes de hipóteses”, indica Maria Augusta Orofino, professora da ESPM SP. 

Para outros, o importante é ter uma ferramenta que ajude a melhorar o negócio. “O que o empreendedor deve entender é que, dependendo do seu objetivo, há um "plano" de negócio mais adequado”, diz Marcelo Nakagawa, do Insper. 

Para tirar dúvidas e entender melhor como fazer o seu plano de negócios, os professores João Bonomo, do Ibmec/MG, Márcia Auriani, da BSP - Business School São Paulo, Marcelo Nakagawa, do Insper, e Marcelo Pimenta, da ESPM, sugerem livros específicos sobre o tema. Veja qual deles mais se adapta melhor à sua necessidade. 

Tópicos: Empreendedorismo, Pequenas empresas, Empreendedores, Livros, Planos de negócio