Abrindo um negócio em alta

São Paulo - Abrir uma franquia é a opção escolhida por muitos que querem ter um negócio próprio neste ano. Esses empreendedores já estão começando a pesquisar sobre quais tipos de empreendimento podem ser uma tendência em 2016. 

Uma vantagem de investir em negócios desse tipo - que estão na moda - é poder ativar a curiosidade natural das pessoas "Há uma tendência do ser humano em experimentar novidades, e o empreendedor pode pegar essa onda", afirma Angelina Stockler, sócia-fundadora da consultoria ba}STOCKLER.

Porém, a especialista alerta que o franqueado deve fazer a lição de casa para descobrir se esse negócio é parte de uma onda duradoura ou curta - afinal, vai cair ou não no gosto do público? "Uma coisa é a franquia que está uma alta, mas sempre existiu – isso é bom, porque é um modelo de negócio aceito pelo mercado e ele irá continuar a existir depois. Outra coisa é um modelo de negócio novo que explode. Esse caso exige muito mais cuidado, especialmente com o tempo de contrato. Comprometer-se por cinco anos, por exemplo, é um absurdo", completa Paula Menezes, consultora da +Franchising.

Para evitar problemas desse tipo com a franqueadora, é preciso conhecer muito bem o negócio, alerta Marcuz Rizzo, da Rizzo Franchise. "Uma característica dos negócios modais é que eles começam a expandir com franquias sem mesmo completarem o tempo mínimo para entender a operação, que é de dois anos". Veja como saber se a franquia é ou não uma roubada.

Outro ponto de atenção em negócios da moda é analisar se a concorrência não é demais para a quantidade de consumidores no território da sua franquia. "Isso aconteceu com o frozen yogurt, por exemplo, quando havia 72 redes de franquias desse tipo. Uma empresa vai super bem, e daí aparecem outras que vão na onda e são parecidas. Chega um ponto em que não tenho mais onde abrir minha franquia", explica Marcelo Cheto, presidente da Cherto Consultoria.

O ideal é que o futuro franqueado procure uma rede que tenha um produto ou serviço com diferenciação. Como exemplos, o especialista cita uma tecnologia difícil de replicar, um método de ensino inovador ou um tipo de comercialização especial.  

Diante de todos esses cuidados, como saber quais negócios estão em alta e podem ser boas oportunidades de negócio? Navegue pelos slides acima e confira tipos de franquia que podem bombar em 2016, segundo os especialistas ouvidos por EXAME.com.

Tópicos: Dicas de Franquias, Franquias, Dicas para seu negócio, Empreendedorismo, Pequenas empresas, Empreendedores, Tendências