Setores valiosos

São Paulo – As franquias faturaram mais de 139 bilhões de reais no ano passado, segundo o balanço anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgado na semana passada. Esse é um valor 8,3% maior em relação ao do ano anterior. 

Dentro desse setor, porém, alguns setores cresceram mais em faturamento do que outros. Por isso, EXAME.com conversou com Cláudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, para descobrir por que certos ramos tiveram melhor desempenho. Assim, é possível sondar oportunidades e tendências de negócios franqueados para abrir em 2016.

Tieghi alerta, porém, que o futuro franqueado deve procurar mais informações sobre o setor, investir em um negócio pelo qual realmente se interesse e saber bem se franqueamento é a melhor opção para ele. “É preciso que o empreendedor saiba e queira trabalhar em grupo. Ter uma franquia é por vezes renunciar suas opiniões e assumir o voto da maioria dos franqueados. É trocar ideias, gostar de dar e receber feedback, influenciar pessoas e ajudá-las a terem sucesso também.”

Para este ano, o diretor diz que a estabilidade econômica é essencial para manter o crescimento do setor. “O franchising enfrentou a crise e aumentou os postos de trabalho no país por meio da expansão das suas unidades. Precisamos, porém, de um cenário econômico mais claro para o futuro empreendedor e até para o próprio consumidor. Isso será bastante importante para nós neste ano.”

Está interessado em abrir uma franquia neste ano? Então, navegue pelos slides acima e confira os setores que mais cresceram percentualmente no seu faturamento em 2015.

Tópicos: Dicas de Franquias, Franquias, Dicas para seu negócio, Faturamento, Ideias de negócio