Negócios verdes

São Paulo – Ser uma empresa sustentável não significa só economizar papel ou substituir os copinhos plásticos. “Um negócio sustentável seria o aquele que garante o equilíbrio do meio ambiente e usa procedimentos éticos”, explica Ariane Reis, coordenadora de Núcleo de Estudos e Negócios Sustentáveis da ESPM.

Esta geração de negócios nasce com o objetivo de ser uma empresa boa para o meio ambiente e também para as pessoas envolvidas neste processo. “O que eu tenho observado é que os empreendedores estão levando para o desenvolvimento do seu produto as ideologias que eles acreditam”, diz Ariane. E, ao que tudo indica, já existe um grande mercado consumidor disposto a pagar por isso. Um estudo feito pela consultoria inglesa Mintel mostra que 68% dos americanos compram produtos verdes com frequência.

Com mais gente preocupada com o que consome, existe um mercado latente para pequenas empresas. “Investir em negócios sustentáveis é olhar o futuro. Existe uma tendência grande, principalmente com o que envolve serviços e alimentação”, diz.

A Green For All, uma organização americana que estuda e promove a economia sustentável, levantou os 10 tipos de negócios com mais chances de sucesso dentro do tema sustentabilidade. “As pequenas empresas e os empreendedores serão a chave para resolver nossos problemas com a economia e o meio ambiente”, diz a pesquisa. Veja nas fotos quais são os tipos de empresas com mais potencial lucrativo e sustentável.

Tópicos: Ideias de negócio, Pequenas empresas, Sustentabilidade