Crowdfunding da hamburgueria de Leo e Bel Pesce é cancelado

À primeira vista, a ideia de abrir o Zebeléo até parecia boa. Mas, por uma má escolha de forma de arrecadação, o projeto se queimou com muitos usuários.

São Paulo – Nesta semana, a futura hamburgueria Zebeléo deu o que falar. O negócio, que é uma sociedade entre a empreendedora Bel Pesce, o ganhador da última edição do Masterchef Leonardo Young e Zé Soares, do blog “Do Pão ao Caviar”, tinha a intenção de ser financiado por meio de uma campanha de crowdfunding (saiba mais sobre esse modelo de financiamento). 

Porém, as críticas dos usuários foram tantas que a arrecadação foi cancelada hoje. Em nome da campanha, Bel Pesce se pronunciou sobre o cancelamento e sobre as reclamações (leia o posicionamento da empreendedora ao final da matéria).

Proposta e críticas

À primeira vista, a ideia de abrir o Zebeléo até parecia boa: afinal, o mais novo Masterchef aproveitaria a fama conquistada no programa para erguer seu próprio negócio, além de ter o respaldo de nomes já conhecidos. 

Porém, o crowdfunding por meio da plataforma Kickante parece não ter sido o melhor método para isso, diante do feedback negativo dos usuários.

Muitos apontaram que as contribuições eram caras diante das recompensas recebidas. Na proposta mais barata, de 60 reais, o doador receberia chaveiro, adesivo, camiseta, boné e um passaporte carimbado. Para conseguir esses brindes e ainda comer no restaurante por meio de um combo, seria necessário desembolsar 170 reais. A doação mais cara, de 10 mil reais, dá direito a um fim de semana em Lima (Peru) com os três criadores da hamburgueria.

Além da reclamação sobre os preços e os brindes oferecidos, outra grande crítica dos usuários é que a campanha de crowdfunding não oferecia nenhum tipo de participação no negócio em troca das contribuições – uma modalidade de investimento que é conhecida pelo nome de equity crowdfunding (saiba mais sobre ela). 

Para os críticos, os três sócios poderiam muito bem conseguir um investidor para o seu negócio, ou colocar a mão no bolso pela hamburgueria, em vez de pedir dinheiro para as pessoas comuns.

Vale lembrar que Young acabou de ganhar um prêmio de 150 mil reais pelo Masterchef, enquanto Pesce é dona de quatro empresas. A empreendedora já fez outras duas vaquinhas na internet, que juntas arrecadaram nada menos que 1,6 milhão de reais.

Resposta

Pelo Facebook, Bel Pesce postou há algumas horas sua explicação sobre o cancelamento da campanha do Zebeléo – o texto também está no link da campanha no Kickante.

No começo da postagem, ela afirma que “foi a primeira vez que sentimos na pele o quanto uma percepção que não esteja alinhada com a intenção pode rapidamente produzir efeitos que te distanciam ainda mais da sua intenção”, alegando que “falhas em comunicação podem intensificar essa percepção equivocada.”

Para a empreendedora, o grande objetivo da campanha nunca foi levantar o investimento inicial da Zebeléo. “O negócio já vem sendo estruturado há cerca de 6 meses, e o crowdfunding era muito mais focado em uma pré-venda de produtos e experiências do que em qualquer outra coisa.”

Mesmo assim, a campanha foi descontinuada e o dinheiro arrecadado – que estava em cerca de 14 mil reais hoje de manhã – será devolvido aos doadores. Segundo Bel, a ideia agora é “mostrar as nossas ideias, conceitos, produtos e experiências através da própria execução do dia a dia de levantar esse negócio, e principalmente através daquilo que interessados experimentarão ao visitar o local.”

Muitos usuários continuam a fazer críticas nos comentários da postagem ainda agora.

Veja, a seguir, o texto na íntegra:

Atualizado às 15h00 para retirar o vídeo da história da hamburgueria, que saiu do ar.