Contabilizei recebe investimento da Kaszek Ventures

O capital será usado para aprimorar o produto, automatizar processos e aperfeiçoar o atendimento ao cliente

São Paulo – O escritório de contabilidade online Contabilizei, focado em PMEs e prestadoras de serviços, acaba de receber sua segunda rodada de investimentos. Dessa vez, o aporte é da gestora de capitais Kaszek Ventures. O valor do investimento não foi informado.

O Contabilizei foi fundado por Vitor Torres em 2013 e tem Fabio Bacarin como sócio. No ano seguinte, a Curitiba Angels se tornou a primeira investidora no negócio. O site oferece atendimento online por meio de uma plataforma desenvolvida pela própria empresa para automatizar operações contábeis.

Segundo o empreendedor, um exemplo de aperfeiçoamento que será feito com o aporte é a capacitação de pessoas prontas para encantar os clientes. “Um dos fatores do nosso crescimento – e da indústria contábil – é o boca-a-boca. Recrutar talentos é um investimento muito forte que a gente está fazendo”, conta Torres. Outro foco é a melhoria da automatização, para desenvolver um ganho de escala.

De acordo com estudos internos feitos pela companhia, a contabilidade online proporciona até 90% de economia nesse tipo de serviço, em comparação com o modelo tradicional. A plataforma da Contabilizei também resolve pendências comuns, como emissão de nota fiscal eletrônica, controle de resultados e guias online de impostos.

O time do negócio, que hoje conta com 25 colaboradores, atende empresas em 30 cidades do país. Segundo Torres, com o aporte da Kaszek, o Contabilizei espera ter de 33 a 35 integrantes até o fim deste ano. 

O empreendedor diz que a trajetória dos criadores da Kaszek, que levaram a empresa Mercado Livre do zero até a bolsa de Nova York (NYSE), mostra um caminho que a Contabilizei tem que seguir. “A gente espera que eles consigam nos oferecer um direcionamento para continuar fazendo a disrupção do mercado de contabilidade”, afirma. “A experiência que eles tem na transformação para um mercado digital é muito importante para a gente”.

Além de ajudar no dia a dia com as decisões que a companhia tem que tomar, a Kaszek também pode oferecer um networking, colocando a startup em contato com empresas do seu portfólio. A expectativa de crescimento da companhia é cinco vezes maior do que a feita quando ela recebeu seu primeiro aporte, em 2014.

Fundada em 2011, a gestora de capitais é liderada por Nicolas Szekasy, ex-CFO do Mercado Livre, e Hernan Kazah, co-fundador da mesma empresa. No Brasil, ela já realizou aportes em companhias como Love Mondays, Viva Real, Restorando, GetNinjas, Netshoes, Oqvestir, Oppa e Kekanto.

Serviços

O site trabalha com dois planos de contabilidade, que variam conforme o regime de tributação da empresa: para empresas do Simples Nacional, a Contabilizei cobra a partir de 49 reais, enquanto que, para Lucro Presumido, o valor mínimo é de 99 reais.

A empresa oferece três tipos de produtos em sua carteira: abertura de empresa grátis, migração de empresa e alteração de Microempreendedor Individual (MEI) para Microempreendedor (ME), também grátis.

Segundo Torres, houve um crescimento de 300% no procedimento de abertura de empresa, comparando dezembro de 2014 com maio deste ano. “Nós pensamos que estamos em uma época de retração, mas ela, na verdade, está sendo uma oportunidade de empreender”.