Como melhorar as apresentações do seu negócio

Especialista fala sobre que tipo de informação deve conter em uma apresentação da empresa

Como melhorar as apresentações do seu negócio

Respondido por Mário Rodrigues, especialista em vendas

Desde o surgimento dos primeiros computadores muitas coisas mudaram e, entre elas, a forma pela qual compartilhamos nossas ideias. Porém, seja por meio das redes sociais ou das apresentações em softwares como o PowerPoint, é importante ter em mente que a tecnologia é apenas uma ferramenta e não a responsável pela propagação efetiva de um conceito.

Nesse sentindo, quando estiver preparando os slides para a exposição da sua pequena empresa tenha em mente que as pessoas precisam receber estímulos que as façam ter foco e interesse legítimo, caso contrário todo o trabalho será em vão.

Isso quer dizer que telas cheias de textos com letras minúsculas e recursos visuais sem uma direção de arte bem definida só vão gerar distanciamento por parte do público. Em vez disso, trabalhe com o conceito “menos é mais” e deixe no slide apenas o que realmente é necessário para costurar a história que irá contar, o que exige mapear exatamente os assuntos que serão abordados e identificar a melhor forma de conectá-los.

Durante sua fala é preciso muito mais do que simplesmente ler o que está no slide. Pelo contrário, seu papel é o de conduzir a audiência por um caminho que apenas você conhece bem. Então, ensaie o máximo possível e faça com que a transição das telas seja natural o suficiente para acreditarem que você nem precisaria delas, que tudo poderia ser abordado em um bate-papo no café.

Lembre-se de que por trás de qualquer cargo, independentemente de qual é a empresa, temos um ser humano que, como tal, adora a sensação de ser surpreendido e encantado. Invista tempo e se dedique a criar sempre o melhor possível, pois essa preocupação será percebida por quem estiver do outro lado.