Como conseguir os contatos dos meus clientes?

A melhor maneira de ter acesso aos contatos dos clientes é por meio da troca.

Como ter acesso aos contatos do cliente? Devo pedir que ele preencha um cadastro, por exemplo?

A melhor maneira de ter acesso aos contatos dos clientes é por meio da troca. Você oferece um conteúdo de valor e o cliente fica feliz em ceder os seus dados para receber as suas informações. É a reciprocidade, um dos gatilhos mentais mais usados no marketing digital.

O ideal é que você forneça conteúdos por meio de arquivos em vídeo e e-books, por exemplo. Você pode criar esses materiais com dicas sobre a sua área, que sejam úteis e aplicáveis pelos seus clientes. É como uma cortesia da sua marca. Para ter acesso a esses materiais você pode desenvolver uma landing page, em que os clientes deixarão o e-mail para receber o link com o arquivo.

Essa ação pode ser divulgada no Facebook, por exemplo, para já começar a aumentar o seu banco de dados.

Conforme for construindo a sua lista de e-mails, estabeleça uma régua de relacionamento com essas pessoas, para nutri-las de informações relevantes, que eduquem sobre o seu segmento, mostrem os seus diferenciais, reforcem os benefícios oferecidos e leve a pessoa a ter vontade de comprar.

Mais importante que apenas ter os contatos dos clientes é o que você faz com eles, como se relaciona, para construir a sua marca e criar conexão.

Ao longo desse relacionamento, você pode usar outros formulários para obter mais dados da sua lista, como nome, empresa em que trabalha e cargo, por exemplo.

Aproveite para usar gatilhos mentais nessa comunicação, como o da autoridade (em que você vai explicar porque a sua empresa é diferenciada e possui credibilidade) e o da prova social (quando vai mostrar depoimentos de clientes satisfeitos), por exemplo.

Para cada tipo de produto ou serviço, você pode usar essa técnica, e ter listas com interessados em cada tema, com mais chances de conversão!

Mônica Lobenschuss é fundadora da Social Lounge.

Envie suas dúvidas sobre marketing digital e redes sociais para pme-exame@abril.com.br.