Como atrair clientes para o seu pequeno negócio

Especialista afirma que a localização do estabelecimento é um dos fatores essenciais para quem deseja cativar consumidores

O que fazer para atrair os consumidores até a sua loja

Escrito por Paula Calil, especialista em marketing

Localização, localização, localização! Este mantra representa o fator determinante para o sucesso de uma loja, seja qual for o produto que ela venda.

Antes de se estabelecer você precisa pesquisar quais os lugares mais apropriados e favoráveis para fixar seu negócio. Favoráveis significa considerar não somente o ponto onde ficará sua loja, mas entender quais benefícios poderão trazer as atividades do entorno.

Um exemplo claro, especialmente para quem reside na cidade de São Paulo, há um conhecido núcleo de lojas de luxo que atrai um público com interesse nesse segmento de produtos e serviços.

Nessa região você irá encontrar marcas, de renome internacional e nacional, com lojas que comercializam diferentes produtos destinados a residências, moda e acessórios, além de restaurantes e bares para o público que por lá circula. Pensou em luxo pensa-se nessa região.

Há outras regiões, por exemplo, com um comércio especializado que reúnem não só marcas concorrentes como também marcas de produtos complementares. A rua das Noivas, ladeira Porto Geral, rua Santa Ifigênia e o bairro da Liberdade são alguns lugares conhecidos em São Paulo.

Porém, nem sempre você precisará estabelecer seu negócio em regiões de comércio especializado. Se você procura um lugar para abrir uma padaria, a recomendação é procurar se estabelecer em uma região em que comprovadamente resida um público que será seu fiel consumidor e valorize a sua marca.

Então, atrair o consumidor certo para sua loja significa que você precisa estar primeiramente pela região onde ele costuma circular. Não basta somente atrair o público, esse público tem que gostar dos produtos que você vende e tem que ter o poder de compra. Simples assim.

Paula Calil é professora de Planejamento Estratégico de Marketing e coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM/SP.