Algar, gigante de tec, informação e agro, busca PMEs inovadoras

Por meio da Algar Ventures, iniciativa de venture capital (capital de risco), a gigante fará um programa de inovação aberta.

São Paulo – O Grupo Algar, gigante conhecido por sua atuação em tecnologia de informação e comunicação e agricultura, está de olho em pequenas empresas de alto crescimento.

Por meio da Algar Ventures, iniciativa de venture capital (capital de risco), a gigante fará um programa de inovação aberta. A iniciativa conta com a parceria da organização de fomento ao empreendedorismo Endeavor.

O Algar Ventures Open procura scale-ups (empresas de alto crescimento) nos setores de tecnologia da informação e comunicação (TIC), agronegócios, turismo, entretenimento e energias renováveis. O objetivo é encontrar soluções novas para os produtos atuais da empresa, além de buscar oportunidades de novos negócios.

Os critérios de seleção incluem o perfil do empreendedor, como papel de liderança e impacto no ecossistema; características do negócio, como potencial para escalar, inovação, histórico e apelo a investidores; e o timing do negócio, o que está ligado ao crescimento do faturamento ou do número de usuários.

Alguns modelos de negócio procurados pela Algar são alimentos funcionais que tragam benefícios para a saúde humana; ferramentas e tecnologias para a gestão eficiente das cidades e de ambientes urbanos (Internet das Coisas); inteligência cognitiva para facilitar o relacionamento entre empresa e consumidor; plataformas que promovam a melhor experiência do consumidor final (online e offline); soluções que promovam o ganho de produtividade na gestão do ambiente de tecnologia de empresas (Big Data, Analytics, Cloud); soluções para a gestão da saúde e bem estar; soluções para geração de energias renováveis; oferecimento de experiências diferenciadas do consumidor para complexos turísticos; e tecnologia para nutrição animal.

Ao todo, 15 empresas serão selecionadas e passarão por um processo de aceleração com duração de seis meses. Os interessados terão até o dia 5 de março de 2017 para se inscreverem no site do Algar Ventures Open. O resultado será divulgado no dia 31 de março. O programa terá o custo de três mil reais para cada empresa participante, sendo que o valor poderá ser parcelado em até seis vezes.

O Algar Ventures Open é feito de três etapas: Aceleração, Conexão Algar Ventures e Networking. A primeira compreende todo o trabalho de mentoria: serão feitas combinações entre cada uma das 15 scale-ups e um mentor-padrinho, da rede da Endeavor, para acompanhá-las ao longo do processo e auxiliar na superação de seus maiores desafios de crescimento.

Já no Conexão Algar Ventures, os participantes terão acesso às unidades de negócios e a executivos do Grupo Algar, possibilitando a troca de conhecimento entre as empresas e eventuais investimentos por parte da Algar Ventures. Por fim, a etapa Networking acontecerá durante todo o programa, por meio das conexões e trocas de experiência entre os próprios participantes.

“Com isso, esperamos que elas possam crescer de forma acelerada e sustentável”, afirmou Clau Sganzerla, vice-presidente de Estratégia e Inovação da Algar, em informe da empresa sobre a aceleração.

As mentorias acontecerão tanto presencialmente, em São Paulo, quanto de forma online, de acordo com a demanda e os acordos entre mentores e acelerados. O encerramento do programa de aceleração será em 20 de outubro de 2017.