6 livros inspiradores para startups

Especialista indica obras para quem quer virar empreendedor

Quais livros são inspiradores para startups?

Respondido por Camila Farani, especialista em startups

Os livros são uma boa fonte de inspiração para empreendedores. Confira a seleção abaixo com seis obras úteis para quem quer criar uma startup.

1. A Startup Enxuta, de Eric Ries
Oferece uma metodologia para desenvolver o produto/serviço e evitar criar algo que ninguém queira. Eric acredita que os empreendedores podem evitar fracassos se descobrirem o que os clientes realmente querem.

2. A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne
A obra traz uma maneira diferente de colocar a estratégia em prática. Para fazer o livro, os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 setores e viram que as explicações tradicionais não serviam para o método dos ganhadores.

3. Perdendo minha virgindade, de Richard Branson 
Richard Branson é um dos empreendedores mais famosos do mundo e responsável pela marca Virgin, com empresas em várias áreas. No livro, ele ensina como é possível empreender e usa uma linguagem objetiva e divertida.

4. Startup, de Jessica Livingston
A autora compilou várias entrevistas com empreendedores, como os fundadores do Uahoo! e do Hotmail, com perspectivas muito interessantes sobre as vitórias e desafios associados a começar um negócio.

5. Startup Brasil, de Pedro Mello e Marina Vidigal 
Tem uma estrutura similar à obra Startup, mas é repleto de histórias brasileiras, o que torna a leitura muito enriquecedora. O livro conta histórias de empreendedores de vários setores e não só de tecnologia.

6. Inovação em modelos de negócios, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur 
Modelos de negócio inovadores são emblemáticos em nossa geração, mas continuam pouco compreendidos. O livra traz ferramentas para ajudar os empreendedores a implementar esse processo na empresa.