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Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

5 passos para fazer um planejamento estratégico de sucesso

Especialista afirma que é por meio da estratégia que se torna possível traçar os rumos de qualquer tipo de empresa

Os pilares que devem orientar sua estratégia
Escrito por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo

Ter uma estratégia bem definida é imprescindível para quem deseja empreender. Afinal, é através da estratégia que se torna possível traçar os rumos do novo empreendimento e todos os seus desdobramentos através do planejamento.

De acordo com Michael Porter, um dos principais especialistas contemporâneos em estratégia e também professor na Harvard Business School, estratégia pode ser definida como o conjunto de ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição em uma determinada indústria para enfrentar com sucesso as forças competitivas e obter um retorno maior sobre o investimento.

No contexto empresarial, o planejamento, ou pensamento estratégico, é um processo contínuo de criação, implementação e avaliação de decisões que orientam e permitem a uma organização atingir seus objetivos.

O processo de planejamento da estratégia deve ter início a partir da definição da missão e objetivos da empresa. Uma vez sabendo onde se quer chegar, o próximo passo deverá ser definir como chegar até lá, ou seja, a definição da estratégia e seus desdobramentos para atingir tais objetivos!

Se você tem como objetivo se tornar líder de atuação no seu segmento empresarial, é preciso definir como fará para alcançar esse objetivo. Por exemplo: será que para crescer o melhor será adquirir os concorrentes ou expandir por meio de um modelo de franquia?

Existem muitos frameworks e diferentes metodologias que podem ajudá-lo no desenvolvimento do processo de formulação da estratégia. Entretanto, a lógica que deve ser seguida envolve os pontos a seguir:

1. Defina o seu objetivo
O ponto de partida será definir a missão, visão e valores da empresa. Defina qual o propósito e onde pretende que sua empresa chegue.

2. Faça um diagnóstico do mercado
O próximo passo será identificar como sua empresa poderá ser impactada pelas ameaças e oportunidades do ambiente externo, não apenas no presente, mas também no futuro. Ou seja, realize um diagnóstico externo!

3. Descubra seus pontos fortes e fracos
Identifique quais são os fatores críticos de sucesso de seus concorrentes para que seja possível fazer uma análise comparativa de seus pontos fortes e fracos em relação a essa concorrência. Dessa forma, você terá realizado o diagnóstico interno de sua empresa!

4. Construa um plano de ação
Após ter identificado as oportunidades e ameaças do ambiente em que sua empresa está inserida, será possível definir os objetivos estratégicos. Além disso, é preciso definir um plano de ação para implementá-los.

5. Monitore cada passo
Não se esqueça de acompanhar a implementação para avaliar se é necessário rever a estratégia. Avalie a eficácia por meio de métricas e indicadores que deverão ter sido definidos previamente.

É possível contar com o auxílio de algumas ferramentas como o Balanced Scorecard que te ajudará a monitorar e acompanhar sua visão estratégica inicial.

Resumindo, defina a missão de sua empresa, conheça seu mercado e concorrentes, e a partir daí desenvolva ou redefina seus produtos e serviços. Somente com todas essas informações e estabelecendo uma visão de futuro que será possível traçar uma estratégia realmente competitiva. 

Cynthia Serva é coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo do Insper.