4 tendências nas redes que sua empresa não pode ignorar

Mobile e redes de nicho crescem cada vez mais e as empresas não podem deixar de lado, diz especialista

4 tendências nas redes que sua empresa não pode ignorar

Respondido por Lucas Diniz, especialista em redes sociais

Estar atento às novas tendências é importante em qualquer área. Em um espaço recente e dinâmico como o das mídias sociais, acompanhar os caminhos para onde apontam as novidades se torna essencial. O número de novas mídias sociais vem crescendo vertiginosamente, da mesma forma que os sites integrados à redes ou que agregam funções sociais.

Segundo recente pesquisa da Nielsen Company, a utilização de redes sociais através de aplicativos e dispositivos móveis deu um grande salto. Estar atento a essas tendências é algo essencial na hora de planejar a atuação de sua empresa em mídias sociais. Confira abaixo quatro tendências importantes para o seu negócio:

1. Mobile: Enquanto o tempo de navegação em redes sociais já representa 20% do total da utilização dos usuários de PC, em dispositivos móveis esse tempo chega a 30% do total navegado. O mercado mobile está crescendo muito e as redes sociais encontram nos tablets e smartphones parceiros ideais para seu imediatismo e conectividade.

2. Redes sociais de nicho: Após o Facebook alcançar a preferência absoluta dos brasileiros em 2011, a rede social já não tem tanto espaço novo para se expandir. A exemplo do que já aconteceu em outros países, a tendência é que esse espaço seja ocupado por redes sociais menores e menos generalistas. As redes sociais de nicho oferecem grande possibilidade de crescimento, além de falar com um público extremamente segmentado.

3. Ouvir antes de falar: O monitoramento de mídias sociais permite saber o que está sendo falado sobre sua marca, serviços, mercado e concorrentes. Com isso, você pode detectar oportunidades de melhoria, saber quais pontos explorar da melhor forma, além de planejar o tom correto para a sua marca. A evolução das ferramentas de monitoramento está tornando o trabalho cada vez mais fácil.

4. Televisão social: Não, não é um novo aparelho de TV super moderno. A televisão social refere-se ao hábito de acompanhar a transmissão de um evento enquanto navega pelas redes sociais. Superbowl, Grammy e Oscar são alguns dos eventos internacionais recentes que foram comentados em tempo real, enquanto o mundo inteiro assistia.

Marcas que souberem aproveitar essa tendência certamente terão bons resultados, a exemplo da Oreo. Durante o apagão no Superbowl, a marca de biscoitos disparou um tweet que foi mais comentado do que as milionárias propagandas transmitidas nos intervalos do evento esportivo.