30 franquias compactas para abrir um negócio com até 20 m²

Selecionamos algumas opções de modelos franqueados que operam com pouco espaço, para quem busca um empreendimento mais enxuto

São Paulo – A época de crise econômica pede a reinvenção dos empreendimentos – e com as franquias não é diferente.

Para atrair novos candidatos, muitas franqueadoras resolveram investir nos modelos “compactos”, que precisam de poucos metros quadrados para funcionar. Tais formatos possuem um custo fixo reduzido com aluguel de ponto comercial e com funcionários, por exemplo, e isso atrai o interesse de muitos futuros empreendedores.

É o seu caso? Se for, EXAME.com selecionou algumas redes que trabalham com modelos fisicamente enxutos. As informações foram fornecidas pelas marcas; a metragem indicada é a mínima necessária para operar cada negócio e só selecionamos unidades com área mínima de até 20 m².

Confira, a seguir, algumas opções de franquias que funcionam em espaços minúsculos:

1 – Açaí Beat: 9 m²

Franquia Açaí Beat

(Açaí Beat/Divulgação)

A Açaí Beat é uma rede de franquias especializada em creme de açaí. A rede possui 47 unidades e planeja chegar a 75 delas até o fim de 2017.

Investimento inicial: 90 a 120 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

2 – Alergoshop: 6 m²

Alergoshop

(Alergoshop/Divulgação)

A Alergoshop é uma rede de lojas de roupas e produtos hipoalergênicos. A marca possui 14 lojas e mais de 80 itens de fabricação própria, que incluem cosméticos, capas antiácaro, desodorantes, hidratantes, protetores solares, repelentes, produtos de limpeza e purificadores de ar, por exemplo.

Investimento inicial: 140 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

3 – Animal Planet Pets: 6 m²

Animal Planet Pets

(Animal Planet Pets/Divulgação)

A Animal Planet Pets é uma rede de franquias que vende produtos como camas, coleiras, brinquedos, carrinhos de passeio e comedouros para bichinhos de estimação. A boutique para pets, da mesma rede do canal Animal Planet, possui duas unidades em operação

Quiosque
Investimento inicial: 100 mil reais
Prazo de retorno: 19 meses

4 – Casa da Empada: 6 m²

Casa da Empada

(Casa da Empada)

A Casa da Empada, como o próprio nome diz, é uma rede de franquias que possui a empada como carro-chefe. A marca possui 29 unidades em operação e planeja crescer 15% neste ano.

Investimento inicial: 112 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

5 – Cheirin Bão: 4 m²

Cheirin Bão

(Cheirin Bão/Divulgação)

A Cheirin Bão é uma rede de franquias de cafeterias que servem um café artesanal, coado na hora. Hoje, a marca possui 11 unidades em operação.

Investimento inicial: 79 mil reais
Prazo de retorno: 3 a 11 meses

6 – Crazy4Mugs: 6 m²

Crazy4Mugs

(Crazy4Mugs/Divulgação)

A ideia é somar mais oito pontos de vendas ainda no primeiro de 2017, alguns já em negociação. A marca possui uma unidade própria aberta e duas em implementação. A expectativa é fechar o ano com 25 franquias.

Investimento inicial: 88 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 30 meses

7 – Fábrica di Chocolate: 6 m²

Fábrica di Chocolate

(Fábrica di Chocolate/Divulgação)

A Fábrica di Chocolate é uma rede de franquias de fondue express, com proposta de chocolates saudáveis. O chocolate não tem gordura trans ou hidrogenada e ainda há a opção zero açúcar. A marca possui 89 unidades franqueadas e quer abrir outras 30 lojas até o fim de 2017.

Quiosque Premium
Investimento inicial: 80 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

8 – Freewet: 12 m²

Freewet

(Freewet/Divulgação)

A Freewet é uma rede de franquias de lavagem ecológica de automóveis, sem usar água no processo. A rede conta com quatro master franqueados, 17 lojas “box” e 167 franquias nano. A expectativa da Freewet é chegar a 250 franqueados até o fim deste ano.

Investimento inicial: 25 mil reais
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

9 – Geneal: 2 m²

Geneal

(Geneal/Divulgação)

A Geneal é uma rede de franquias carioca do setor de alimentação, tendo como carro-chefe o cachorro-quente. A rede possui atualmente nove lojas em operação.

Carretino
Investimento inicial: 73 mil reais
Prazo de retorno: 24 meses

10 – Gênio da Locação: 10 m²

Gênio da Locação

(Gênio da Locação/Divulgação)

A Gênio da Locação é uma rede de franquias que trabalha com o delivery de locação de ferramentas, andaimes, compactadores e betoneiras, por exemplo. A marca possui cinco unidades em funcionamento e pretende abrir outras 20 neste ano.

Investimento inicial: 117 mil reais
Prazo de retorno: 36 meses

11 – iGUi Trata Bem: 18 m²

iGUi Trata Bem

(iGUi Trata Bem)

A iGUi é uma rede de franquias que trabalha com a instalação e manutenção de piscinas. A marca possui 130 unidades operando pelo país e pretende, até o fim de 2017, chegar a 200 unidades.

Investimento inicial: 34 a 46 mil reais (varia de acordo com tamanho da cidade)
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

12 – Home Angels: 10 m²

Home Angels

(Home Angels/Divulgação)

A Home Angels é uma rede de franquias especializada em arrumar cuidadores (para idosos, por exemplo). A marca possui 160 unidades em funcionamento e pretende chegar a 250 delas até o fim do ano.

Investimento inicial: 25 mil a 66 mil reais
Prazo de retorno: 12 meses

13 – KingCase: 4 m²

King Case

(King Case/Divulgação)

A KingCase, rede de franquias especializada em produção e venda de cases personalizadas para celular, equipamentos de informática e eletrônicos. A rede possui seis unidades em funcionamento e a expectativa de expansão é abrir 10 novas unidades até o final de 2017.

Quiosque
Investimento inicial: 89 mil reais
Prazo de retorno: 12 meses

14 – Light Depil: 10 m²

Light Depil

(Light Depil/Divulgação)

A Light Depil é uma rede de franquias de clínicas de bronzeamento a jato e depilação. A marca possui 20 unidades operando e pretende abrir outras duas até o fim do ano.

Investimento inicial: 15 mil reais
Prazo de retorno: 12 meses

15 – Loucos por Coxinha: 7 m²

Loucos por Coxinha

(Loucos por Coxinha/Divulgação)

A Loucos por Coxinha é uma rede de franquias no ramo de alimentação, especializada no famoso salgadinho brasileiro. A marca possui 25 quiosques operando a planeja abrir outros 25 até o fim deste ano.

Quiosque de rua
Investimento inicial: 95 mil reais
Prazo de retorno: 20 meses

16 – Mister Sheik: 20 m²

Mister Sheik

(Mister Sheik/Divulgação)

A Mister Sheik é uma rede de alimentação especializada em culinária árabe. A marca possui 23 restaurantes e pretende abrir outros dez até o fim deste ano.

Investimento inicial: 200 mil reais
Prazo de retorno: 36 meses

17 – Morana: 6 m²

Morana

(Morana)

A rede de acessórios femininos Morana possui 300 unidades em operação. Para 2017, a franqueadora espera fechar 35 novos contratos.

Quiosque
Investimento inicial: 100 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

18 – Mr. Beer: 9 m²

Mr. Beer

(Mr. Beer/Divulgação)

A Mr. Beer é uma rede de franquia de cervejas especiais, com 40 unidades em funcionamento. Para este ano, a expectativa é abrir mais 12 lojas.

Quiosque
Investimento inicial: 140 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

19 – Mr. Cheney: 15 m²

Mr. Cheney

(Mr. Cheney/Divulgação)

A Mr. Cheney é uma rede de cookies com inspiração americana. A marca possui 67 lojas em operação e pretende chegar a 100 delas até o fim de 2017.

Investimento inicial: 400 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

20 – Mr. Kids: 2 m²

Mr. Kids

(Mr. Kids/Divulgação)

A Mr. Kids é uma rede de franquias de implantação de máquinas de brinquedos e doces em estabelecimentos. A rede possui 134 unidades e espera crescer 40% neste ano.

Investimento inicial: 18,7 mil reais
Prazo de retorno: 15 a 18 meses

21 – Now! Nutrição Esportiva: 20 m²

Now! Nutrição Esportiva

(Now! Nutrição Esportiva/Divulgação)

A Now! Nutrição Esportiva é uma rede que vende produtos naturais, focados em estética e saúde. A marca possui atualmente 13 unidades e está com planos de chegar a 25 lojas até o fim deste ano.

Investimento inicial: 200 mil reais
Prazo de retorno: 36 a 48 meses

22 – Nutty Bavarian: 2 m²

Nutty Bavarian

(Nutty Bavarian/Divulgação)

A Nutty Bavarian é uma rede de franquias especializada em grãos torrados e glaceados. A marca possui 139 unidades em funcionamento e pretende abrir outras 35 em 2017.

Investimento inicial: 109 mil reais
Prazo de retorno: 18 meses

23 – NYS Collection: 2 m²

NYS Collection

(NYS Collection/Divulgação)

A NYS Collection é uma rede de franquias de óculos, de grau ou de sol. A marca surgiu em 1996, nos Estados Unidos, e já possui 20 unidades operando no Brasil. Para 2017, quer chegar a 40 lojas funcionando.

Smart
Investimento inicial: 68,5 mil reais
Prazo de retorno: 18 meses

24 – Pão To Go: 15 m²

Pão To Go

(Pão To Go)

A Pão To Go é uma rede de franquias de padarias drive-thru. No total, são 17 unidades em operação e outras seis em processo de implantação.

Investimento inicial: 150 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

25 – Piticas: 6 m²

Piticas

(Piticas/Divulgação)

A Piticas é uma rede de franquias especializada na venda camisetas estampadas de marcas licenciadas. A marca possui 248 unidades em funcionamento e pretende abrir mais 100 delas em 2017.

Investimento inicial: 150 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

26 – Santo Bier: 15 m²

Bier Truck

(Bier Truck/Divulgação)

A Santo Bier é uma rede de franquias especializada na venda de bebidas por meio de delivery. A marca possui 20 unidades e pretende abrir outras 100 neste ano.

Bier Truck
Investimento inicial: 30 mil reais
Prazo de retorno: 9 meses

27 – Sr. Espetto: 10 m²

Sr. Espetto

(Sr. Espetto/Divulgação)

A Sr. Espetto é uma rede que trabalha no ramo de alimentação, com churrascos. Hoje, são oito unidades em funcionamento. Para 2017, a expectativa é abrir mais 15 lojas franqueadas.

Investimento inicial: 160 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

28 – The Body Shop: 6 m²

The Body Shop

(The Body Shop/Divulgação)

A The Body Shop é uma rede inglesa de cosméticos naturais. A marca terminou o ano de 2016 com 103 lojas e 20 quiosques distribuídos pelo Brasil. Para 2017, a meta é dobrar de tamanho.

Quiosque
Investimento inicial: 100  a 150 mil reais (varia de acordo com o pedido inaugural de estoque)
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

29 – Vezpa Pizza: 15 m²

Vezpa Pizzas

(Vezpa Pizzas/Divulgação)

A Vezpa Pizzas, rede franqueadora de pizzarias artesanais, possui hoje 15 pontos de venda no Rio de Janeiro. Para este ano, a marca pretende aumentar sua capilaridade através do modelo quiosque.

Quiosque
Investimento inicial: 180 mil reais
Prazo de retorno: 15 a 20 meses

30 – Yogoberry: 20 m²

Franquia Yogoberry

(Foto/Thinkstock)

A Yogoberry é uma rede de franquias de frozen yogurt inaugurada há dez anos. Hoje, o negócio possui 36 unidades funcionando e pretende crescer 30% em 2017.

Investimento inicial: 180 mil reais
Prazo de retorno: 36 meses