Dólar R$ 3,28 0,39%
Euro R$ 3,66 -0,44%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 0,95% 63.257 pts
Pontos 63.257
Variação 0,95%
Maior Alta 5,04% SMLE3
Maior Baixa -3,99% MRFG3
Última atualização 24/05/2017 - 17:20 FONTE

3 livros para quem quer abrir um negócio

Especialista indica títulos para quem quer aprimorar a gestão de um negócio

3 livros de gestão para empreendedores

Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças

A leitura é essencial para os empreendedores se manterem atualizados. Confira abaixo três sugestões de livros sobre gestão de risco, planos de negócios e marketing indicados a quem tem uma pequena empresa.

1. “Gestão Estratégica do Risco – Referência para a Tomada de Riscos Empresariais”, de Aswath Damodaran

Em um país em que mais de 75% das empresas vão à falência antes de completar três anos, empreender significa aceitar riscos. Contudo, a maioria dos pequenos empresários não consegue enxergar, de forma racional, os riscos e as oportunidades. 

Por isso, entender profundamente a relação entre gestão de risco e tomada de decisão é fundamental para o sucesso empresarial. Embora seja técnico, a obra de Damodaran apresenta todos os conceitos necessários para a gestão estratégica do risco, auxiliando empreendedores a navegar a relação entre risco e retorno de forma eficiente.

2. “Planos de Negócios que Dão Certo”, de Andrew Zacharakis, José Carlos Assis Dornelas e Jeffry A. Timmons

Todo pequeno empresário precisa de um plano de negócios robusto e bem executado para aumentar suas chances de sucesso. A maioria dos empreendedores brasileiros não constrói um plano de negócios ou, quando o faz, não o revê periodicamente para checar se a empresa está evoluindo de acordo com o planejado. 

São muitos os livros sobre planos de negócios, mas a vantagem desta obra é tentar resumir as melhores características de um bom plano. 

3. “Plano de Marketing Para Micro e Pequena Empresa”, de Alexandre Luzzi

Marketing vai muito além de propaganda e promoções. Embora o “marketing seja a alma do negócio”, muitos pequenos empresários desconsideram que uma gestão profissional de marketing pode alavancar o sucesso empresarial.

A obra apresenta o tema de forma didática para profissionais iniciantes. O livro oferece todas as ferramentas para o início de um empreendimento.