3 dados que ajudam na análise de viabilidade do seu negócio

Vale lembrar que nunca é tarde para você fazer a análise de viabilidade da sua pequena empresa

O ideal de todo empreendimento é que se faça um plano de negócios que contemple no mínimo uma análise de viabilidade. Muitas das empresas fazem esta análise apenas no momento de tomada de decisão de investimento no negócio, outras fazem uma avaliação anual e assim definem novas metas e novos rumos. No entanto, o mais comum é a falta de análise de viabilidade de um negócio.

No caso dos pequenos varejos não é diferente e muitas das vezes os negócios vão acontecendo aos poucos e se transformando sem que tenha feito um planejamento prévio. De fato, a rotina toma todo o tempo do gestor, o que dificulta muito pensar sobre a empresa. Porém, fazendo isso você estará navegando em mares turbulentos sem uma bússula.

Quando o negócio está em dificuldades surge a necessidade imediata de entender os motivos para tais problemas. Algumas vezes ainda está em tempo de analisar e realizar correções, porém, em outros casos, não há mais tempo suficiente para tais medidas.

Portanto, o primeiro passo é uma conversa imediata com seu contador. Alguns deles entregam esta análise, caso você solicite; outros podem te ajudar com indicação de planilhas, mas todos devem entregar os dados para que você consiga fazer esta análise. Na internet é possível encontrar uma série de planilhas que podem lhe auxiliar e todas terão basicamente três grandes grupos de itens:

  1. Receita Total
  2. Custo Variável
  3. Custo Fixo

Depois de realizada a primeira análise, você poderá identificar, por exemplo, onde estão os gastos em excesso, baixa margem de preço dos produtos e principalmente o resultado financeiro de seu negócio. No final, o tempo gasto nesta atividade será pequeno perto de todas as informações que você vai ter de seu negócio. Comece agora pois nunca é tarde para analisar a viabilidade de seu negócio.