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Última atualização 23/05/2017 - 17:20 FONTE

10 passos para fazer um plano de negócios que funciona (mesmo)

O plano de negócios serve para embasar e dar suporte à ideia e à oportunidade desenvolvidas. Aprenda como fazê-lo de forma realista.

Dicas para elaborar um plano de negócios realista

Planos de negócios vêm sofrendo diversas críticas nos últimos anos. Alguns autores falam da “morte do plano de negócios”, sob o argumento de que alguns investidores não leem planos de negócios porque não são objetivos. Questionam a sua utilidade, uma vez que são estáticos, prolixos e não refletem a realidade na maior parte das vezes.

As teorias atuais em empreendedorismo remetem diretamente a ferramentas como Lean Startup, Lean Canvas, Business Model Canvas, entre outras.

Por que fazer um plano de negócios?

Mas, ainda que no início do negócio a preocupação seja validar a ideia-oportunidade utilizando as ferramentas acima, depois de um certo tempo o plano de negócios se faz necessário para validar as premissas assumidas.

Em outras palavras: o plano de negócios serve para embasar e dar suporte à ideia e à oportunidade desenvolvidas. É o que chamamos de “mapa previsto do caminho”. Ele não garantirá lucro ou sucesso, mas irá identificar e prever ações que controlem os riscos e problemas inerentes ao negócio, trazendo mais conhecimento e profundidade ao modelo de negócio desenvolvido.

Planos de negócios também são utilizados para obter recursos de investidores, que boa parte das vezes não conhecem o negócio/mercado em questão. Ele mostra que, além de uma ideia interessante ou supostamente original, foi desenvolvido um trabalho sobre o mercado, produto ou serviço por parte do empreendedor.

Então, como fazer um plano de negócios realista?

A elaboração do plano de negócios deve preceder a execução. Depois de o empreendedor ter uma ideia que atenda um problema ou uma necessidade e verificar se essa oportunidade existe, há um momento em que é preciso avaliar o tamanho de investimento necessário, quais são as etapas de desenvolvimento do negócio, como será divulgado, como ele funcionará no dia a dia, como será o retorno do investimento, como o mercado opera etc.

O mais importante desse detalhamento é que, nesse processo, o empreendedor aprofunda muito o conhecimento de seu negócio, antecipando possíveis armadilhas, elementos-surpresa, erros e problemas, trazendo previsibilidade e antecipando as soluções. Por isso, seguem abaixo algumas dicas para tornar o seu plano de negócios realista:

1. Descubra se essa oportunidade e mercado existem de fato. E se você está realmente solucionando o problema de alguém.

2. Converse com as pessoas e teste suas hipóteses/premissas principais. Ouça. Pesquise. Valide. Mude. Revalide. Confirme. Quantas vezes forem necessárias.

3. Mapeie os seus concorrentes, diretos e indiretos. E mostre claramente qual é o diferencial do seu negócio em relação a eles.

4. Seja conservador. Sonhar é bom, mas não na elaboração de um plano de negócios. Lembre-se de que você está lidando com o dinheiro de um terceiro. E que ele irá investir somente o que for bem embasado e que reflita a realidade. Por exemplo: não tenha a pretensão de ter o mesmo crescimento do concorrente que foi o pioneiro na área ou ter o mesmo market share do líder do mercado.

5. Monte diversos cenários para suas projeções – sabendo que um empreendedor corre sempre o risco de fazer suposições que nunca se concretizem.

6. Mostre que o plano de negócios é executável. Sem mágicas, supostas parcerias ou cenários remotos; ou ainda sem fatores externos que o empreendedor não tem nenhum poder ou influência.

7. Trabalhe a sua rede de contatos em paralelo com o plano de negócios – conectando-se a fornecedores, clientes etc. por meio de ferramentas como Facebook, Instagram e LinkedIn.

8. Seja sucinto: vá sempre direto ao ponto. Descarte informações que não sejam essenciais.

9. Seja preciso: determine prazos para todas as etapas, e quem as executará.

10. Seja flexível: não tenha medo de modificar o seu plano de negócios! A cada dia, você descobrirá coisas novas sobre o mercado, produto ou serviço. E terá que fazer diversas atualizações ou mudanças de rota.

Lembre-se: o seu plano de negócios é um “ser vivo”. Deve estar sempre atualizado e em movimento, devendo refletir sempre essas descobertas e mudanças do processo de desenvolvimento. Caso contrário, só servirá para ser um retrato do momento exato que foi feito, tornando-se obsoleto e sem utilidade.

Adriana Miguel Ventura é professora de Empreendedorismo da EAESP-FGV e coordenadora da Feira de Empreendedorismo do Curso de Graduação de Administração de Empresas.

Envie suas dúvidas sobre planos de negócio para pme-exame@abril.com.br.