10 dicas para vender mais nas redes sociais, mesmo sem verba

Como vender mais se não há dinheiro suficiente para investir em divulgação em mídias como rádio, outdoor e outros meios de comunicação? Veja:

Dúvida do internauta: Não tenho dinheiro suficiente para investir em divulgação em mídias como rádio, outdoor e outros meios de comunicação. Mas tenho minhas redes sociais (Instagram e Facebook). Gostaria de saber como posso ser eficiente nas minhas divulgações, o que devo postar (fotos do produto/serviço) e o melhor horário para postar.
Respondido por Mônica Lobenschuss, especialista em marketing digital

Uma regra de ouro para o empreendedor é ter foco, em todas as áreas. E, por acaso, vender mais e tornar a sua marca mais conhecida seria um dos focos da sua empresa? Acredito que muitos responderam sim para essa pergunta, pois alavancar vendas é uma das metas prioritárias de qualquer negócio, não é verdade?

Mas como vender mais se não há dinheiro suficiente para investir em divulgação em mídias como rádio, outdoor e outros meios de comunicação?

Vai aqui uma boa notícia: hoje isso só depende de você! Isso mesmo! Claro que não vamos aqui comparar os resultados de alcance e conversão que uma boa campanha permite em sites, revistas, outdoor e outras mídias de grande impacto. Mas, você, sozinho mesmo, pode começar hoje mesmo a aumentar as suas vendas na internet.

Em algumas redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, é possível divulgar produtos e serviços com muito resultado, pois você pode atingir centenas, milhares e até milhões de pessoas.

Quer entrar nesse jogo? Então anote aí dez dicas para vendar mais nas redes sociais:

1. Descubra o seu público e o que interessa a ele

É muito importante saber a idade média, sexo, preferências, região em que vive e comportamento dos seus clientes.

2. Defina a sua meta

Quer divulgar um novo serviço? Aumentar as vendas de determinada linha? Promover combos e promoções?

3. Conheça a concorrência e outras páginas de interesse

Uma boa fonte de inspiração para a sua empresa, de temas, linguagem e horários de postagens, pode ser as páginas de concorrentes que estejam alcançando sucesso nas redes sociais e até de marcas de outros produtos e serviços, mas que também falem com o seu público.

4. Monte um planejamento real

Comece fazendo um cronograma semanal, com um post diário, por exemplo. Na segunda-feira poderá focar no produto, na terça-feira falar sobre comportamento, na quarta-feira contar uma curiosidade da produção, na quinta-feira trazer uma dica de uso etc. Depois, faça o planejamento mensal.

5. Tenha ritmo e periodicidade

É muito importante ter constância, postar sempre. Mostre que a sua empresa se preocupa com a página, melhore as mensagens e, com o tempo, vá aumentando as postagens.

6. Crie conexão/relacionamento com o seu público

As redes sociais são um ambiente de conversa. Então, não adianta falar sozinho. Responda os questionamentos dos usuários, crie ações para trazer mais o público para a página, compartilhe a história positiva de algum cliente com a sua marca etc.

7. Melhore os seus resultados 

Não vale só postar se você não souber os resultados do que está fazendo. Por isso, é fundamental medir o desempenho das suas publicações. Conheça os horários de pico na sua página e os posts que tiverem mais sucesso. Ajuste o seu planejamento com base nesse resultado.

8. Desenvolva ações criativas

Chame o seu público para participar e compartilhar o conteúdo com mais pessoas. O engajamento vale ouro, literalmente, nas redes sociais. Pense em concursos culturais, por exemplo, para atrair mais pessoas!

9. Invista em campanhas

Se conseguir alguma verba extra, invista em impulsionar posts estratégicos e em campanhas para aumentar o seu público.

10. Amplie as suas redes

Avalie ampliar as suas ações para mais redes sociais, atingindo ainda mais audiência. Uma dica é ver como promover a sua marca no YouTube, no LinkedIn e no Snapchat, por exemplo.

Agora, ninguém mais tem desculpa para não vender, mesmo sem verba! É só ser um pouquinho mais produtivo no seu dia a dia e separar algumas horas por semana para impulsionar os seus negócios na internet. Boas vendas!

Mônica Lobenschuss é fundadora da Social Lounge.

Envie suas dúvidas sobre empreendedorismo para pme-exame@abril.com.br.