Walmart tem novo presidente no Brasil

Mudança de gestão acontece enquanto a rede planeja fechamento de lojas por todo o país

São Paulo – O Walmart Brasil anunciou mudanças em sua direção. Flávio Cotini, atual vice-presidente de Finanças, foi promovido a presidente e CEO da operação no país.

Cotini entrou na rede de supermercados em 2014, já no cargo de vice-presidente. Antes disso, ele havia passado pela Unilever e Diageo no Brasil e outros países da América Latina.

O atual presidente, Guilherme Loureiro, irá assumir a liderança do Walmart no México e América Central, afirmou a companhia em comunicado. Ele era presidente da empresa no Brasil desde 2013, tendo trabalhado na Unilever por mais de 20 anos.

Segundo a empresa, Flavio Cotini e Guilherme Loureiro responderão a Enrique Ostalé, presidente do conselho do Walmart México e presidente da América Latina.

Fechamento de lojas

A rede americana começou o ano com o fechamento de cerca de 60 unidades no Brasil. Elas representam mais de 10% do total de 558 lojas da empresa no país.

A medida faz parte de uma reestruturação em um dos mercados mais importantes da gigante norte-americana do varejo, disseram fontes. Grande parte dos fechamentos foi de mercados de formato menor.

A varejista também é investigada por autoridades dos Estados Unidos por corrupção no Brasil. Investigadores federais apuram 500 mil dólares pagos a uma pessoa supostamente contratada pela Walmart para servir de intermediária junto ao governo brasileiro para ajudar a conseguir licenças.