Volkswagen abrirá sua sexta fábrica na China até 2014

Empresa entrou no mercado chinês em 84 e espera iniciar a produção dessa nova unidade em 2014

Xangai – O grupo automobilístico alemão Volkswagen, o maior fabricante estrangeiro que entrou no mercado chinês, em 1984, abrirá sua sexta fábrica no gigante asiático em Ningbo (leste), um dos principais portos da Ásia, onde espera iniciar a produção em 2014, informou nesta segunda-feira a imprensa oficial chinesa.

Segundo o jornal Shanghai Daily, a nova unidade terá uma capacidade de produção de 300 mil automóveis por ano, e espera-se que gere milhares de postos de trabalho a partir de 2015.

O anúncio chega dias depois que a Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, o principal órgão de planejamento econômica da China, declarou pela primeira vez que o automoção está fora dos setores nos quais o investimento estrangeiro no país é bem-vindo, embora tenha especificado que se referia apenas a novos projetos.

Um funcionário não identificado da comissão esclareceu na semana passada que estas novas direções, que em qualquer caso entrarão em vigor no dia 30 de janeiro, não afetarão as operações das empresas de capital misto já existentes, mediante as que produzem no mercado chinês os principais fabricantes mundiais.