Vale vê possibilidade de Samarco retomar operações neste ano

O ofício foi motivado por uma nota divulgada pela BHP Billiton, sócia da Vale, de que provavelmente a Samarco não reiniciaria as operações este ano

São Paulo – Em resposta a um ofício da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Vale informa que ainda existe a possibilidade de a Samarco retomar suas operações ainda em 2017.

O ofício foi motivado por uma nota divulgada pela BHP Billiton, sócia da Vale, de que provavelmente a Samarco não reiniciaria as operações este ano.

No documento, a Vale afirma ter questionado a Samarco sobre o assunto, e recebeu como resposta que, a despeito das dificuldades com a obtenção de licenças operacionais, prévias e de instalação, a companhia continua se esforçando para retomar suas atividades ainda este ano.

A Vale ressalta ainda que, caso a Samarco não volte a operar neste ano, o efeito disso no valor das ações não deve ser considerável.

Isso por conta da provisão de R$ 3,7 bilhões feita no balanço do segundo trimestre de 2016 em função das incertezas em relação ao fluxo de caixa futuro da Samarco. Por isso, a mineradora não divulgou ao mercado um Fato Relevante sobre o tema.

Em sua nota, a BHP afirma que a retomada das operações depende não são das aprovações regulatórias, mas também “só ocorrerá se for seguro, economicamente viável e tiver suporte da comunidade. A retomada das operações também vai requerer aprovação governamental, a concessão de licenças pelas autoridades públicas e a reestruturação das dívidas da Samarco”.