UE suspenderá empresas envolvidas no escândalo de carne no Brasil

Decisão é reflexo de uma investigação da PF que apontou fraudes na fiscalização sanitária, com pagamento de propina para emissão de certificados

Bruxelas – A Comissão Europeia disse nesta segunda-feira que está monitorando as importações de carne do Brasil e que todas as empresas envolvidas em um escândalo de carne terão acesso negado ao mercado da União Europeia.

A Polícia Federal lançou na sexta-feira uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvendo fiscais agropecuários e cerca de 40 empresas, incluindo as gigantes BRF e JBS.

A investigação apontou fraudes na fiscalização sanitária em diversos frigoríficos. Em alguns casos, houve pagamento de propina para liberação de mercadorias adulteradas e estragadas.

“A Comissão garantirá que quaisquer dos estabelecimentos implicados na fraude sejam suspensos de exportar para a UE”, disse um porta-voz da Comissão Europeia em coletiva de imprensa regular.

A Comissão acrescentou que o escândalo da carne não terá qualquer impacto nas negociações em curso entre a União Europeia e o Mercosul, no qual os dois lados esperam chegar a acordos sobre livre comércio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Paulo Rogerio Gaeta

    Bem feito !
    O país exporta US$ 14 Bi em carne bovina, suína e aves, in natura e processada.
    Hoje 40% das exportações de carne atendem a Europa.
    Se ocorrer suspensão da carne brasileira pela Europa, haverá queda de alguns bilhões na balança comercial. Muito ruim para as contas do governo.
    Somente existe um lado favorável.
    Com excesso de capacidade de produção, certamente haverá redução valor da carne no mercado interno.

  2. Said Webbe Sales

    Fazem o consumidor pagar a conta da proprina! Agora chegou a vez de vocês. Arquem com as consequências… nunca consumi essas marcas…