Twenty-First Century Fox faz oferta de US$14 bi pela Sky

A Fox já é a maior acionista da Sky, com uma participação de 39,1%, segundo dados da Thomson Reuters

O grupo de mídia Twenty-First Century Fox, de Rupert Murdoch, fez uma oferta de 14,1 bilhões de dólares pelas ações que ainda não possui do grupo europeu de televisão por assinatura Sky, disse a empresa de televisão nesta sexta-feira.

A Fox já é a maior acionista da Sky, com uma participação de 39,1 por cento, segundo dados da Thomson Reuters. Ao controlar toda a companhia, a Fox terá uma plataforma de distribuição na Europa.

A união de conteúdo e distribuição está se tornando cada vez mais importante na competitiva indústria de mídia. Mais cedo neste ano, a AT&T anunciou acordo para comprar a Time Warner por 85,4 bilhões de dólares.

As ações da Sky dispararam 26,7 por cento nesta sexta-feira, enquanto os papéis da Fox mostravam baixa de 3,2 por cento às 16:34 (horário de Brasília).

A oferta da Fox em dinheiro de 10,75 libras por ação, o que representa um prêmio de 36,2 por cento sobre o preço de fechamento das ações da Sky na quinta-feira. A oferta avalia a Sky em cerca de 18,48 bilhões de libras (23,2 bilhões de dólares).

Segundo cálculos da Reuters, a Fox vai pagar 11,25 bilhões de dólares pela participação que ainda não possui na Sky.

A Sky, que formou uma comissão independente para considerar os termos da oferta, disse que as negociações ainda estão em andamento.