Trump também ameaça BMW se construir fábrica no México

Trump ameaçou aplicar taxas maiores para a BMW se a empresa construir uma fábrica no México

Berlim – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu em uma entrevista ao jornal alemão “Bild” a montadora BMW que terá que pagar altas tarifas se construir uma fábrica no México e pretender exportar para seu país, aviso que já fez à japonesa Toyota.

“Diria à BMW que esqueça se querem construir uma fábrica no México e querem vender carros nos Estados Unidos sem uma taxa de 35%”, respondeu ao ser perguntado pelos planos da empresa alemã de abrir em 2019 uma unidade no país vizinho.

Trump recomendou aos alemães que não “desperdicem seu tempo e seu dinheiro se quiserem exportar para outro país”, e lhes aconselhou que construam sua fábrica nos EUA.

O presidente eleito reconheceu que a Alemanha é um grande país fabricante e destacou todos os Mercedes Benz que se veem na Quinta Avenida de Nova York, mas considerou “injusto” para seu país.

“Quantos Chevrolets vocês veem na Alemanha? Não muitos, talvez nenhum”, acrescentou.

No dia 5 de janeiro, através de seu conta no Twitter, Trump também ameaçou a Toyota.

“A Toyota Motor diz que construirá uma nova fábrica em Baja, no México, para produzir automóveis Corolla para os EUA. De maneira nenhuma! Construa a fábrica nos EUA ou pague um alta tarifa alfandegária”, escreveu.