Tenda pretende finalizar entregas em 2011, diz diretor-presidente

“Com certeza tem um aprendizado aí (na aquisição da Tenda) que não dá pra jogar fora”, disse Calciolari

São Paulo – O novo diretor-presidente da Gafisa, Alceu Duilio Calciolari acredita que, em 2011, a empresa vai terminar de entregar um grande volume de unidades da Tenda e entrar em uma nova fase “mais madura”, segundo Calciolari.

“Se sobrar para o ano que vem será pouco e ai entramos com projetos novos, partindo do início de maneira correta”, disse o diretor-presidente. Os problemas na Tenda começaram na origem, segundo Calciolari. 

A Tenda foi adquirida pela Gafisa em 2008, pouco antes do estouro da crise econômica mundial. Além disso, a Tenda havia crescido muito entre 2007 e 2008, comprando projetos nas principais áreas metropolitanas do Brasil. Com a crise, a empresa teve que desacelerar, até sua retomada, no segundo semestre de 2009.  “Com certeza tem um aprendizado aí (na aquisição da Tenda) que não dá pra jogar fora”.

1° trimestre 

As vendas contratadas da Gafisa no primeiro trimestre de 2011 registraram queda de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os lançamentos também caíram em relação a 2010 e somaram 513 milhões de reais no trimestre, uma redução de 27% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

A empresa já se recuperou dessa situação, segundo o diretor-presidente. “É uma recuperação que se depender de lançamento estamos seguros (…) se a demanda continuar como hoje esperamos um bom 2011”, disse.