TAM anuncia partilha de voos com Turkish Airlines

Através das interconexões de rotas, os clientes poderão viajar para Londres e Madri, escalas do voo São Paulo-Istambul operado pela Turkish

São Paulo – A TAM e a Turkish Airlines, que fazem parte do grupo Star Alliance, assinaram um acordo para compartilhar voos e aumentar as opções de destinos na América do Sul e na Europa.

Com o acordo bilateral, cada uma das empresas poderá comercializar assentos em determinados voos operados pela parceira, afirmou a TAM em comunicado.

O acordo prevê que, em sua fase inicial, o cliente da TAM poderá adquirir diretamente na companhia brasileira bilhetes aéreos para Istambul, enquanto os da Turkish terão a oportunidade de comprá-los para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Foz do Iguaçu, além de Buenos Aires.

Através das interconexões de rotas, os clientes poderão viajar para Londres e Madri, escalas do voo São Paulo-Istambul operado pela Turkish.

A entrada em vigor do acordo está prevista para 2012, depois da aprovação das autoridades reguladoras dos dois países.

A TAM chega a 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, Estados Unidos e Europa, oferta que se amplia para 92 rotas internacionais por meio de acordos similares de voos compartilhados.

Já a Turkish integra uma rede que abrange 1.290 destinos em 189 países, por meio de voos próprios e compartilhados com outras companhias aéreas da Star Alliance.

O acordo foi anunciado um dia depois de o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter aprovado a fusão entre a TAM e a chilena LAN, que criará a maior companhia aérea da América Latina.

A nova empresa será uma das dez maiores companhias aéreas do mundo e fornecerá serviços de transporte de passageiros e de carga a mais de 115 destinos em 23 países, através de uma frota de mais de 280 aeronaves e terá mais de 40 mil funcionários, segundo dados da própria empresa. EFE