Rolls Royce investirá US$ 60 milhões em fábrica de turbinas no Rio

A fábrica de turbinas da Rolls Royce será instalada no bairro de Santa Cruz e entrará em funcionamento no último trimestre de 2012

São Paulo – A empresa britânica Rolls Royce anunciou nesta quarta-feira um investimento de US$ 60 milhões para a construção no Rio de Janeiro de uma fábrica de turbinas de energia destinadas a plataformas de petróleo.

O anúncio foi feito no Rio de Janeiro durante a visita ao país do vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, nesta quarta-feira.

“Esta é a confirmação que a Rolls Royce, da mesma forma que o Reino Unido, está comprometida com o Brasil e com sua economia”, disse Clegg, que assistiu à assinatura do acordo entre a companhia e o Governo do Rio de Janeiro.

A fábrica de turbinas da Rolls Royce, líder mundial em sistemas de energia, será instalada no bairro de Santa Cruz e entrará em funcionamento no último trimestre de 2012, afirmou o presidente da empresa para a América Latina, Francisco Itzaina.

Os turbo geradores construídos na nova usina da companhia britânica serão empregadas pela Petrobras na prospecção das jazidas de petróleo encontradas sob o fundo do Atlântico, em uma área conhecida como pré-sal.

Segundo Itzaina, Rolls Royce também construirá turbinas orientadas à exportação devido a que as reservas de petróleo que existem em diversas regiões africanas são similares às sul-americanas.

O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, ressaltou a importância do investimento de uma empresa “de grande porte” na zona oeste da cidade, povoada por bairros humildes como Santa Cruz, esquecidos durante anos pelas instituições públicas.

O acordo foi assinado nesta quarta no Palácio de Laranjeiras do Rio de Janeiro com a presença de uma grande delegação britânica, liderada pelo vice-presidente Clegg, que na terça-feira iniciou uma visita pelo Brasil para impulsionar as relações comerciais entre os dois países.

Clegg visitou também Brasília, onde se reuniu com o vice-presidente Michel Temer.