Renault-Nissan e Microsoft se unem por carros conectados

As duas empresas firmaram parceria para desenvolver serviços para carros equipados com a solução de nuvem Microsoft Azure

São Paulo - A Aliança <a href="http://www.exame.com.br/topicos/renault"><strong>Renault</strong></a>-<a href="http://www.exame.com.br/topicos/nissan"><strong>Nissan</strong></a> e a <a href="http://www.exame.com.br/topicos/microsoft"><strong>Microsoft</strong></a> se uniram para trabalhar em tecnologias de direção conectada. </p>

Juntas, as duas empresas vão desenvolver serviços para carros equipados com a solução de nuvem Microsoft Azure.

As inovações darão aos veículos acesso a navegação avançada, manutenção preventiva e monitoramento remoto de alguns equipamentos, por exemplo.

Também vão permitir que o motorista faça o pagamento de pedágios e estacionamentos de dentro carro, com apenas um toque.

A Nissan-Renault quer lançar mais de 10 veículos com recursos de condução autônoma até 2020 e a associação com a Microsoft deve contribuir para o avanço desse plano.

“Ser parceiros da Microsoft nos permite acelerar o desenvolvimento de tecnologias fundamentais para criar os cenários que nossos consumidores querem e construir modelos 100% novos que eles ainda nem imaginaram”, disse em nota Ogi Redzic, vice-presidente da aliança para veículos conectados e serviços de mobilidade.

Nessa mesma linha, as duas montadoras anunciaram na semana passada que vão comprar a produtora de software Sylpheo. 

O negócio visa a criação de novos serviços como aplicativos de transporte urbano, além de tecnologias para a próxima geração de carros conectados das marcas.