Qualcomm lança abastecimento sem fio para veículos elétricos

A fabricante de smartphones disse que um teste de "carregamento dinâmico" aconteceu numa pista de testes em Versalhes, na França

São Francisco – A Qualcomm afirmou nesta quinta-feira que mostrou como veículos elétricos podem ser carregados sem fio mesmo em movimento, uma tecnologia que alguns acreditam ajudar a acelerar a adoção de carros sem motorista.

A fabricante de smartphones disse que um teste de “carregamento dinâmico” aconteceu numa pista de testes em Versalhes, na França.

O teste usou dois veículos Kangoo da Renault numa estrada que transfere carga às baterias dos carros de até 20 quilowatts em velocidade de estrada.

Especialistas acreditam que carros autônomos no futuro serão elétricos e exigirão abastecimento sem intervenção humana.

O carregamento sem fio é uma importante área de pesquisa das fabricantes de automóveis, seus fornecedores e startups como xChargepoint, WiTricity e HEVO Power.

A Qualcomm, que fornece chips para fabricantes de telefones Android e Apple, está no bom caminho para se tornar o principal fornecedor do crescente mercado de chips automotivos, devido à sua aquisição da NXP Semiconductors.

O abastecimento de veículos elétricos é uma área em que a Qualcomm pode crescer, enquanto se esforça para reduzir sua dependência de um mercado de smartphones estagnado.