Profarma compra fatia da rede carioca de farmácias Tamoios

A distribuidora de remédios adquiriu 50% da companhia por 104 milhões de reais

São Paulo – A distribuidora de remédios Profarma fechou, na noite desta terça-feira, a aquisição de uma participação na rede carioca de farmárcias Tamoios.

Por 104 milhões de reais, a Profarma se tornou dona de 50% da empresa, que manterá a família Cosendey como co-controladora. A aquisição é o segundo negócio feito pela distribuidora no varejo. Na semana passada, a Profarma anunciou a sua entrada no setor de drogarias com a compra da carioca Drogasmil.

Dona de 57 lojas principalmente no interior do Rio de Janeiro, a Tamoios faturou 312 milhões de reais no ano passado. Com a aquisição, a Profarma soma agora um total de 142 lojas e 700 milhões de reais de faturamento com a divisão de varejo. A distribuidora é a terceira maior do país com receita líquida estimada em 3,1 bilhões de reais em 2012.

A entrada no varejo faz parte da estratégia diversificação da companhia para buscar negócios de margem maior. A Tamoios teve uma margem Ebitda de 5% em 2012, enquanto a Profarma ficou em 3%. Redes como de farmácias como a Raia Drogasil chegam a ter uma margem de 6,5%. “Na Europa, distribuidoras como a Celesio e a Alliance Boots chegam a ter 40% de suas vendas com o varejo”, afirma Max Fischer, diretor financeiro da Profarma. “Achamos que há espaço para esse modelo no Brasil.” A operação ainda está sujeita à aprovação do Cade.