PlayStation 4 já vendeu 50 milhões de unidades

O PlayStation 4 se estabelece como o videogame com as vendas mais rápidas da história, superando seus antecessores PlayStation 2 e PlayStation 3

São Paulo – A Sony anunciou na semana passada que o videogame PlayStation 4 chegou à marca de 50 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento, em novembro de 2013.

As estatísticas incluem a venda do PlayStation 4 Slim e do PlayStation 4 Pro, versões mais recentes do aparelho, que chegaram ao mercado norte-americano em setembro e novembro.

Com os novos números, o PlayStation 4 se estabelece como o videogame com as vendas mais rápidas da história, superando seus antecessores PlayStation 2 e PlayStation 3.

Lançado em 2006, o PlayStation 3 demorou quatro anos e meio para chegar à marca de 50 milhões de aparelhos vendidos.

A venda de jogos também é um dos destaques do videogame: segundo a Sony, até 4 de dezembro de 2016, 396,7 milhões de jogos haviam sido comprados pelos usuários do PS4 – uma média de sete jogos para cada console.

Hoje, o PlayStation 4 Slim está à venda no mercado brasileiro por R$ 2,3 mil, em um pacote que inclui o jogo Uncharted 4.

Já o PlayStation 4 Pro não tem previsão de chegada ao País. O PlayStation 4 foi lançado no País em 29 de novembro de 2014 – na época, o aparelho custava R$ 4 mil e era importado da China.

No início de dezembro, a empresa realizou a PlayStation Experience, evento dedicado ao mercado norte-americano com novidades para seus jogadores.

Entre os destaques anunciados no evento, realizado em Los Angeles, estão a continuação do game The Last of Us, sucesso no PlayStation 3, versões repaginadas de clássicos dos games como PaRappa The Rapper e Crash Bandicoot, bem como um novo game de luta envolvendo os personagens da Marvel e da Capcom – esta última, a empresa responsável por jogos como Street Fighter e Mega Man.

Rivalidade

A Microsoft não revela números da venda do principal rival do PlayStation 4, o Xbox One, há algum tempo.

No entanto, estimativas do mercado dão conta de que a empresa vendeu cerca de 25 milhões de aparelhos desde o lançamento, também em novembro de 2013.

Terceira empresa do mercado, a Nintendo vendeu cerca de 13 milhões de unidades do Wii U, lançado em 2012 e prestes a ser aposentado. Em março, a empresa lança no mercado seu mais novo videogame, o Switch, misto de console de mesa e videogame portátil.

Móvel

A Sony também disse na semana passada que vai lançar seis jogos para smartphones no próximo ano fiscal, esperando que suas próprias franquias de games possam replicar o sucesso do rival Pokemón GO, da Nintendo.

Os títulos vão marcar a chegada de algumas populares franquias de jogos da Sony dos consoles PlayStation para as plataformas para celulares Android e iOS.