Parque eólico da Voltalia no RN atinge plena capacidade

O parque é composto por 30 aerogeradores, com potência de 3 MW cada; em 2016, um novo complexo deverá entrar em operação

São Paulo – A Voltalia Energia do Brasil, empresa do grupo francês Voltalia, atingiu no mês passado a plena capacidade de operação de seu complexo de Areia Branca, no Rio Grande do Norte.

O parque é composto por 30 aerogeradores, com potência de 3 MW cada, o que totaliza uma capacidade instalada de 90 MW. A companhia prevê a geração de aproximadamente 400.000 MWh por ano, o suficiente para atender mais de 180 mil famílias.

O projeto, em operação parcial desde outubro do ano passado, é o primeiro parque da Voltalia no Brasil e a primeira de três unidades a serem construídas naquela região.

No início de 2016 deverá entrar em operação um novo complexo eólico no município vizinho de Serra do Mel, que junto aos parques de Areia Branca irá gerar 183 MW.

A Voltalia também constrói no Rio Grande do Norte, no município de São Miguel do Gostoso, um projeto com 108 MW de capacidade. Ele está em fase final de construção e deve entrar em operação no segundo trimestre deste ano.

“Até agora, a Voltalia já venceu leilões eólicos com mais de 400 MW no Rio Grande do Norte, dentro dos quais 300 MW entrarão em operação entre 2015 e o início de 2016. Outros 100 MW serão entregues até 2018” destacou em nota o diretor geral da Voltalia Energia do Brasil, Robert Klein.