Odebrecht enviou US$ 600 mil a diretor de Inteligência argentino

As transferências foram feitas de uma conta bancária em Hong Kong controlada por Meirelles através de uma empresa "de fachada"

Buenos Aires – Leonardo Meirelles, um operador financeiro da Odebrecht condenado na Lava Jato, transferiu em 2013 cerca de 600.000 dólares em cinco parcelas a uma conta do agora diretor da Agência Federal de Inteligência (AFI) da Argentina, Gustavo Arribas, noticiou nesta quarta-feira o jornal La Nación.

A informação surge do registro de transferências bancárias da Odebrecht feito pelo operador Leonardo Meirelles, de acordo com a documentação fornecida por ele à Justiça brasileira e cujas cópias foram obtidas pelo jornal argentino.

A deputada Elisa Carrió, aliada do presidente Mauricio Macri, disse que apresentará a denúncia jornalística à justiça argentina, ao considerar “necessário que seja esclarecido neste âmbito”, segundo um tuíte de sua assessoria de imprensa.

As transferências foram feitas de uma conta bancária em Hong Kong controlada por Meirelles através de uma empresa “de fachada”, supostamente destinada ao pagamento de subornos, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Os registros indicam que o dinheiro foi transferido a uma conta de Arribas na sucursal Zurich del Crédit Suisse, que aparece em sua declaração de bens.

De acordo com a investigação, os cinco pagamentos que totalizam 594.518 dólares foram feitos entre 25 e 27 de setembro de 2013.

Segundo o jornal, os pagamentos coincidem com a data em que foi anunciada a reativação de um contrato para uma linha de trem em Sarmiento, que une Buenos Aires com a periferia oeste.

O projeto, que prevê onze estações subterrâneas em 30 km de túnel, teve idas e vindas por duas décadas, mas as obras começaram em outubro passado.

Dele participaram a empresa italiana Ghelli, a Odebrecht e a IECSA, de Angelo Calcaterra, primo do presidente Mauricio Macri.

Segundo o La Nación, o chefe da AFI só reconheceu ter recebido uma transferência de 71.000 dólares, que atribuiu a uma venda de um imóvel em São Paulo.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Quanto mais mexe, mais ………