Tóquio - A Toyota manteve sua liderança sobre as rivais General Motors e Volkswagen neste ano, segundo dados de vendas globais de janeiro a setembro, conforme a montadora japonesa se aproxima de um recorde anual de lucro.

As vendas do grupo Toyota totalizaram 7,412 milhões de veículos, alta de 0,1 por cento ante igual período do ano passado, disse a empresa nesta segunda-feira, com fortes vendas nos Estados Unidos ofuscando desacelerações na Tailândia e na China.

As vendas do grupo Toyota incluem os licenciamentos das afiliadas Daihatsu Motor e Hino Motors.

A General Motors vendeu 7,25 milhões de veículos durante igual período, alta de 4,6 por cento na comparação anual, enquanto a Volkswagen teve alta de 4,8 por cento, para 7,03 milhões de veículos, segundo dados divulgados no início do mês.

A Toyota reconquistou a liderança de vendas globais em 2012, após cair para o terceiro lugar em 2011, devido a desastres naturais no Japão e na Tailândia.

Analistas esperam que a Toyota tenha um lucro operacional recorde de 2,4 trilhões de ienes (24,7 bilhões de dólares) no ano fiscal que se encerra em março de 2014. A expectativa para todo o ano da montadora é de vendas de 9,96 milhões de veículos, incluindo as marcas afiliadas.

Tópicos: Carros, Autoindústria, Veículos, Setores, Indústria, Toyota, Empresas, Montadoras, Empresas japonesas