Seul - A sul-coreana Samsung se consolidou como líder mundial dos smartphones no terceiro trimestre, superando a barreira de 35% do mercado, ao mesmo tempo que a Apple perdeu terreno, anunciou a empresa Strategy Analytics.

A Samsung, que não divulga resultados, bateu o recorde de vendas, com 88,4 milhões de "smartphones" comercializados no período julho-setembro, uma alta em ritmo anual de 55%, segundo a empresa de consultoria.

A participação de mercado do grupo sul-coreano, líder mundial de celulares de todas as categorias, chegou a 35,2% contra 32,9% no terceiro trimestre de 2012.

A Apple vendeu 33,8 milhões de iPhones no trimestre, o que representa 26% a mais do que no mesmo período do ano passado, mas o mercado cresceu 45% e por isto a participação de mercado da empresa californiana caiu a 13,4%, contra 15,6% um ano antes.

A Apple deve recuperar o espaço perdido no quarto trimestre graças às vendas do novo iPhone 5, segundo a Strategy Analytics.

A empresa americana anunciou na segunda-feira o terceiro retrocesso consecutivo do lucro líquido trimestral.

A chinesa Huawei Technologies Co. registrou a uma alta expressiva no terceiro trimestre, com 12,7 milhões de aparelhos vendidos, o que significa um avanço de 67% em ritmo anual.

Tópicos: Apple, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Samsung, Indústria eletroeletrônica, Empresas coreanas, Smartphones