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Aviação | 06/02/2012 15:41

Quem são a Invepar e a ACSA, os novos donos de Cumbica

Estatal sul-africana de aeroportos se une a fundos de pensão brasileiros para levar o maior aeroporto do país

Mário Rofrigues/VEJA São Paulo

Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica

Cumbica: sul-africanos vão assumir o comando do aeroporto por 20 anos

São Paulo – Pelos próximos 20 anos, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, ou Cumbica, para os paulistanos, será administrado por um consórcio composto por fundos de pensão brasileiros e pela operadora estatal sul-africana de aeroportos – a Airports Company South Africa (ACSA).

A concessão foi arrematada na manhã desta segunda-feira. O consórcio ofereceu 16,213 bilhões de reais pelo direito de operar o maior aeroporto do país. O lance foi 26% maior que os 12,863 bilhões propostos pelo segundo colocado, o consórcio Aeroportos do Brasil, formado pela Triunfo Participações, UTC e Egis Airport.

Os fundos de pensão, representados pela Invepar, detêm 90% do consórcio vencedor. Já a ACSA responde pelos 10% restantes. Veja, a seguir, qual é a experiência dessas empresas no ramo de concessões públicas:

Invepar: foco em metrô e rodovias

A Invepar foi fundada em março de 2000, com o objetivo de participar de concessões no setor de infraestrutura. Atualmente, seus sócios são a Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil); Petros (dos funcionários da Petrobras); Funcef (da Caixa Econômica Federal) e o grupo OAS.

Além do recém-conquistado aeroporto de Cumbica, a Invepar detém outras seis concessões em infraestrutura: o Metrô Rio, que opera as linhas 1 e 2 do metrô carioca; a Bahia Norte, em parceria com a Odebrecht, que opera as rodovias do sistema BA 093; Linha Amarela, uma das mais importantes vias expressas do Rio de Janeiro; CLN, que administra a rodovia BA 099, no Norte da Bahia; Cart, consórcio que opera a rodovia Raposo Tavares; CRT, da rodovia Rio-Teresópolis; e a CRA, responsável pelo complexo viário de Suape, em Pernambuco.

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