São Paulo - Em recente entrevista à imprensa brasileira, John Fallon, presidente da Pearson, afirmou que tinha planos para o mercado brasileiro. Nesta terça-feira, a companhia de ensino e mídia britânica anunciou a compra do Grupo Multi, dono da escola de idiomas Wizard, por 1,7 bilhão de reais.  

A Pearson é uma das maiores redes de ensino do mundo. Com sede em Londres, a empresa é dona também do jornal inglês Financial Times e detém 47% das ações da  Penguin Random House, companhia formada a partir da fusão das editoras Random House e Penguin.

A empresa foi fundada em 1844 por Samuel Pearson. Naquela época, seus negócios eram voltados para o setor de construção e engenharia. Somente em 1920, a Pearson começou a explorar o mercado de mídia, com a compra de alguns jornais pequenos  da Inglaterra. Na década de 50, comprou o Financial Times e 50% do The Economist.

Foi somente nos anos 2000, no entanto, que a Pearson começou a olhar para o mercado de educação. A primeira aquisição fechada pela companhia nesse setor foi da Computer Systems, empresa americana de avaliação e gestão educacional.

Listada na bolsa de Londres e Nova York, em 2012, a Pearson somou receita de mais de 5 bilhões de libras e lucro de 286 milhões de libras. Neste ano, a fim de aumentar a rentabilidade, a companhia anunciou um plano de reestruturação com o objetivo de acelerar a aprendizagem digital, os serviços de educação e a expansão de seus negócios nos mercados emergentes.

Planos para o Brasil

O Multi não é a primeira aquisição feita pela Pearson no Brasil. Em 2008, a companhia comprou a divisão de aprendizagem do Sistema Educacional Brasileiro (SEB) por 497 milhões de dólares. Segundo a empresa, a compra do Grupo  Multi está alinhada à sua estratégia  em focar os investimentos em mercados emergentes.

Para Fallon, CEO da Pearson, o apetite de aprender inglês do brasileiro mostra o quanto o país tem crescido rápido e se tornado um grande player no comércio, turismo e hospedando outras indústrias. Com o negócio, a companhia pretende se  tornar líder em cursos de inglês no Brasil

“Nos últimos 25 anos, o Grupo Multi se tornou a empresa mais respeitada de cursos de inglês no Brasil. Pretendemos sustentar o crescimento do negócio, ajudando muitos outros brasileiros a aprender a falar inglês”, afirmou o executivo, em comunicado.

Em 2012, O Grupo Multi registrou um lucro operacional de 130 milhões de reais e tinha ativos com valor bruto de 667 milhões de reais.

A aquisição foi fechada por 1,7 bilhão de reais mais dívidas do Multi que somam 250 milhões de reais. A transação, no entanto, está sujeita a uma revisão regulatória que deve ser concluída no primeiro semestre de 2014.

Tópicos: Fusões e aquisições, Aquisições de empresas, Grupo Multi, Empresas, Pearson, Setor de educação