São Paulo – Quem não tem conta em banco pode agora comprar passagens aéreas da Azul em lotéricas e agências da Caixa.

A iniciativa, anunciada hoje, mostra que a companhia segue – ainda – por uma rota alternativa a das concorrentes Tam e Gol.

Com boa parte da malha destinada a cidades do interior do país, o objetivo é democratizar as ofertas e, assim, aumentar o volume vendido.

Nos últimos anos, a concorrência do setor fez com que empresas aéreas oferecessem preços de passagens compatíveis aos de rodoviárias.

No entanto, fechar a compra de uma viagem de avião poderia se tornar complexa para quem não tinha conta em banco nem acesso fácil a internet.

A aposta da companhia aérea de David Neeleman é a de atender essas pessoas, que poderão pagar com dinheiro ou com cartão de débito da Caixa Econômica Federal, e embolsar os pagamentos à vista.

Novo filão

Para entender melhor o motivo que levou a Azul a investir em maneiras de atender esse novo filhão, basta olhar para a grandiosidade do número que ele representa.

A última pesquisa feita pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), e divulgada em abril de 2015, calcula que o índice de bancarização do país atingiu 60% em 2014 – um recorde.

Ainda assim, a quantidade de pessoas sem contas no banco ainda é bem alta. Estima-se que 55 milhões de brasileiros acima de 18 anos não tenha conta e banco.

E, detalhe, com muito dinheiro para gastar. Juntos, eles teriam aproximadamente 665 bilhões de reais em renda anual.

A iniciativa faz parte de uma série de tentativas de popularizar a empresa, com ofertas promocionais agressivas e mimos exclusivos, como o distribuir cerveja e petiscos nos voos.

Como funciona

A partir de hoje já será possível comprar passagens para pagar em lotéricas e agências da Caixa, que estarão habilitadas a receber valores de até R$ 2.000 por transação.

Para isso, basta selecionar o voo desejado no site da Azul e buscar pela opção de compra por boleto à vista, disponível apenas para reservas com mínimo de três dias de antecedência à partida do voo. 

Confirmado o pagamento pela lotérica ou agência da Caixa, um e-mail com os dados da reserva será enviado ao comprador. 

Tópicos: Aviação, Setores, Setor de transporte, Azul, Empresas, Companhias aéreas, Gol, Empresas brasileiras, Serviços, TAM, Empresas abertas