Aguarde...

24/02/2010 11:17

Oi pretende comprar dívida da Eletronet, diz jornal

Tele desembolsaria R$ 140 milhões para pagar credores e, depois, explorar a rede da empresa

São Paulo - A empresa de telefonia Oi está interessada em comprar a dívida da Eletronet, ligada à antiga Telebrás, por 140 milhões de reais, segundo o jornal Folha de S. Paulo. A empresa começou a negociar com os credores o pagamento do montante, que corresponde a 20% do valor total de débitos da Eletronet, que é estimado em 800 milhões de reais.

A tentativa de recuperação da Eletronet seria estratégica e visaria o Plano Nacional de Banda Larga. Há algum tempo o governo federal vem declarando sua vontade de utilizar a rede de fibra óptica da empresa, que sofre processo de falência há mais de seis anos. O capital da companhia é misto - 49% pertencem ao Estado e 51% à Star Overseas, que contratou o ex-ministro José Dirceu, e à canadense Contem. A rede de fibra óptica da Eletronet, de 16 mil quilômetros, foi montada pela japonesa Furukawa e conecta 18 estados do país. O valor estimado desses ativos é de 600 milhões de reais.

A proposta da Oi consiste em pagar 60 milhões de reais para cada um dos dois credores desistirem do pagamento da dívida total, que se arrasta há aproximadamente 10 anos na Justiça, mais 20 milhões adicionais aos demais credores. Em contrapartida, a operadora quer assumir a gestão da rede da Eletronet. Seria uma espécie de joint-venture com o governo para restaurar a empresa de telecomunicações.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados