São Paulo - Com a experiência que adquiriu ao trabalhar com Mark Zuckerberg, no Facebook, o espírito empreendedor e o "vício" na internet, Julio Vasconcellos criou o site de compras coletivas Peixe Urbano, em 2009. Na sua empresa, ele orienta que cada funcionário passe pelo menos um dia atendendo ligações de consumidores, para que se aproximem do cliente. A estratégia foi inspirada em um livro. Saiba o que mais é referência para Vasconcellos à frente de seu negócio.

Líder: Bill Gates, fundador da Microsoft

O fundador da Microsoft, Bill Gates

Além de ser o homem mais rico do mundo segundo a lista de bilonários da Forbes, com uma fortuna estimada em 72 bilhões de dólares, o fundador da Microsoft ainda faz caridade. Por meio da Bill & Melinda Gates Foundation, ele financia ações em favor da saúde e educação pelo mundo todo.

 "Sempre gostei do Bill Gates, por ser visionário. Ele é um grande estrategista, que conseguiu dominar o mercado de PCs. Sempre buscou solucionar grandes problemas como colocar um PC em todas as mesas do mundo e agora contribui com causas sociais importantes, como eliminar o Pólio e a Malária.

Com ele, aprendi a enxergar grandes problemas como oportunidades. No Peixe Urbano sempre nos perguntamos como podemos melhorar a vida do nosso usuário, do nosso parceiro e do nosso colaborador. A busca contínua por solucionar diversos problemas – dos mais corriqueiros aos mais complicados – nos ajuda a fazer uma diferença na vida das pessoas e na sociedade."

Livro: "Satisfação Garantida", de Tony Hsieh

Satisfação garantida

"Satisfação garantida", de título original "Delivering Happiness", conta a história de criatividade e empreendedorismo de Tony Hsieh desde a infância - quando vendia limonada e chegou a construir um minhocário - até a criação da Zappos, loja online de roupas e sapatos que em 2009 foi adquirida pela Amazon por nada menos que 1,2 bilhão de dólares.

"O livro 'Delivering Happiness', do CEO da Zappos, Tony Hsieh, me impactou muito e certamente teve grande influência na cultura do Peixe Urbano. Desde que lançamos a empresa, sempre nos preocupamos muito em deixar os nossos usuários, parceiros e colaboradores felizes. Sabemos que desde que todos estejam satisfeitos, o negócio irá prosperar.

Como na Zappos, implementamos um treinamento intensivo para a equipe que atende às solicitações dos nossos clientes, buscando não apenas velocidade no atendimento, mas também humanização.

Além disso, encorajamos todos os funcionários do Peixe Urbano – de estagiários a diretores de todos os departamentos – a passarem pelo menos um dia atendendo ligações dos nossos usuários para que possam se aproximar ainda mais do consumidor e entender melhor os seus desejos e necessidades. O livro Delivering Happiness faz parte de nossa biblioteca desde o início da empresa."

Filme: "Never Say Never", sobre Justin Bieber

O documentário narra a vida e a turnê "Never say never", do astro teen Justin Bieber.

Never say Never

"O filme 'Never Say Never', do Justin Bieber, é bastante inspirador, pois mostra a história de um menino que soube sonhar grande e correr atrás de seu sonho. Apesar de ter aprendido sozinho a tocar piano, guitarra, bateria e trompete, enquanto ainda era criança, Bieber contou com o apoio de sua família e de seus empresários para chegar onde chegou.

Me identifico bastante com a mensagem do filme, pois sempre fui bastante sonhador e persistente, porém sei da grande importância de poder contar com o apoio de um time excepcional, que compartilha este mesmo sonho."

Veja o trailer do filme, em inglês:

Tópicos: Microsoft, Bill Gates, Personalidades, Empresários, Filmes, Livros, Peixe Urbano, Compras coletivas, Empresas, Empresas de internet, Presidentes de empresa