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Bens de consumo | 22/07/2010 12:28

Natura investe em melhoria da logística

Empresa vai abrir dois novos centros de distribuição no Brasil em 2010 e quer uma unidade de produção no exterior

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Natura: empresa busca redesenhar sua malha de distribuição no Brasil

São Paulo - A Natura detalhou hoje (22/7) os resultados do primeiro semestre, divulgados na noite desta quarta-feira. Na teleconferência com analistas (leia a reportagem), a empresa destacou seus investimentos na área de logística, como a inauguração de dois novos centros de distribuição no Brasil e uma unidade de produção terceirizada em algum país da América Latina em que já atua.

A Natura busca redesenhar sua malha de distribuição no Brasil. Segundo Roberto Pedote, vice-presidente de finanças e jurídico da Natura, o objetivo é reduzir custos, impacto ambiental e tempo de entrega. Por enquanto, o desenho do trabalho está pronto, mas as mudanças devem ser concluídas no primeiro ou segundo trimestre de 2011.

A empresa vai abrir dois novos centros de distribuição no país entre setembro e outubro de 2010, em Belém (PA) e Uberlândia (MG). Além disso, a Natura está aumentando a capacidade de seus cinco centros de distribuição existentes. Com isso, ela espera reduzir o prazo de entrega. Uma parte da evolução da margem de ebitda no semestre veio de ganhos importantes no "ciclo dos pedidos" (tempo de entrega dos produtos), segundo Pedote. Colaborou para isso a participação dos pedidos feitos pela internet pelas consultoras - a participação era de 30% há 3 anos e agora é de 84% via internet.

A Natura possui um projeto piloto em São Paulo - as "Casas Natura" - e está em fase de estudo dos resultados apresentados. "Ainda não há uma decisão de como será o próximo passo", segundo Pedote.

Exterior

Atualmente toda a produção das operações da Natura na América Latina vem do Brasil, e a empresa quer uma unidade de produção em algum dos países em que atua na América Latina até o final deste ano. A Natura pretende encerrar 2011 com unidades de produção em três desses países. O modelo adotado será de contratação de produtores locais e não de fábrica própria. A empresa já está conversando com possíveis companhias nos países há alguns meses, segundo Pedote.

Com as operações internacionais, a Natura espera trabalhar com custos de transporte menores, diminuir a exposição cambial e reduzir a emissão de carbono, segundo a empresa. "Produção local faz sentido em alguns desses países", disse Pedote. Há uma equipe da Natura em Buenos Aires, cuidando da estratégia e execução da área internacional.

 

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